Brasil amplia exportações com abertura de 300 novos mercados no agronegócio

Açaí em pó, sementes e erva-mate entram na pauta de exportação ao lado de carnes e grãos

Por Dominic Ferreira,


O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou, nesta terça-feira (24), a abertura de 300 novos mercados internacionais para produtos do agronegócio brasileiro durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A conquista reflete o esforço de diversificação das exportações, que incluem agora itens como açaí em pó, sementes, gergelim, erva-mate, sorgo, noz-pecã e até produtos de reciclagem animal, como penas de aves.  

Foto: Reprodução/aleksandarlittlewolf/Freepik/Imagem IlustrativaBrasil se firma no mercado global com a inclusão de açaí em pó e sementes nas exportações.
Brasil se firma no mercado global com a inclusão de açaí em pó e sementes nas exportações.

Além das exportações tradicionais de carnes e grãos, a ampliação da pauta agropecuária brasileira representa uma vitória estratégica para o setor. “Hoje celebramos uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro. São 300 mercados abertos durante o terceiro mandato do presidente Lula, gerando emprego e oportunidades para nossos agricultores, pecuaristas, e todos os que fazem parte dessa cadeia produtiva. Em 2025, seguiremos com o mesmo empenho e determinação”, destacou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.  
Outra iniciativa relevante foi a expansão da rede de adidos agrícolas, profissionais que identificam oportunidades comerciais junto às representações diplomáticas do Brasil no exterior. Em dois anos, 11 novos postos foram criados, totalizando 40 representantes estratégicos.  
O avanço mostra o fortalecimento do agronegócio brasileiro no cenário global, consolidando o país como um dos principais fornecedores de alimentos e produtos agrícolas. O governo prevê novas aberturas e diversificação da pauta de exportação para os próximos anos.  

Fonte: CNN Brasil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar