Erro técnico no Banco do Brasil estorna salários de servidores da PMT
O pagamento realizado pela Prefeitura foi revertido; administração municipal já tomou providências quanto à situação.
A Prefeitura de Teresina confirmou nesta sexta-feira (27) que os salários dos servidores municipais, creditados pela manhã, foram estornados devido a um erro técnico no sistema do Banco do Brasil. A situação gerou surpresa e transtornos tanto para os servidores quanto para a administração municipal.
A ordem de pagamento foi emitida após o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) autorizar o desbloqueio parcial das contas da Prefeitura na quinta-feira (26). As contas estavam bloqueadas desde o dia 23, por decisão liminar, devido a uma denúncia feita pela equipe de transição liderada pelo vice-prefeito eleito, Jeová Alencar. A medida visava garantir transparência e evitar irregularidades no encerramento do exercício financeiro de 2024.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Apesar da liberação judicial, o pagamento dos salários foi revertido. Segundo a Prefeitura, o erro foi causado por uma atualização no sistema do Banco do Brasil que, ao reconhecer novamente o bloqueio eletrônico, reverteu os valores já creditados nas contas dos servidores.
O secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, afirmou que a administração cumpriu todas as etapas necessárias para o pagamento. Ele explicou que o recurso foi transferido e creditado, mas o sistema do banco, ao reativar o bloqueio durante a madrugada, desfez as transações.
“A Prefeitura cumpriu todos os seus trâmites, depositou o valor da folha no Banco do Brasil, o banco creditou os valores e depois estornou. Isso ocorreu devido a uma atualização no sistema que reativou o bloqueio anteriormente aplicado pelo TCE”, declarou João Henrique.
O secretário garantiu que a Prefeitura já está em contato com o Banco do Brasil para corrigir o problema e reiterou que o montante total da folha salarial está disponível na conta do banco.
Em nota, a Prefeitura de Teresina afirmou que foi surpreendida com o estorno e destacou que o pagamento da folha salarial foi realizado corretamente na tarde de quinta-feira (27), com os valores sendo creditados nas contas dos servidores pela manhã.
“A Prefeitura trabalha neste momento para resolver a situação a fim de não prejudicar os servidores que foram afetados com o erro no sistema”, declarou o comunicado oficial.
A administração municipal aguarda uma solução do Banco do Brasil para regularizar os pagamentos, garantindo que os servidores recebam seus salários sem mais transtornos. A situação, ainda em andamento, será acompanhada de perto pelas autoridades municipais para assegurar que os direitos dos servidores sejam preservados.
Fonte: TCE-PI