Previsão de crescimento do crédito em 2025 reduz para 9%, alerta Febraban

Febraban aponta desaceleração no crescimento do crédito e aumento da inadimplência em 2025

Por Direto da Redação,

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou uma pesquisa que aponta para uma redução na previsão de crescimento do crédito em 2025. Os bancos estão menos otimistas devido ao aumento da taxa de juros e à expectativa de uma inadimplência um pouco mais alta este ano. A maioria dos participantes da pesquisa (84,2%) acredita que o ritmo de crescimento dos empréstimos irá desacelerar ainda no primeiro semestre.

Revisão das Expectativas

A piora nas condições macroeconômicas no final de 2024 levou os bancos a revisarem para baixo suas expectativas para o crédito em 2025. Segundo a pesquisa recente, a expansão da carteira de crédito deve ficar em 9%, abaixo da estimativa anterior de 9,3% feita em novembro. Isso representa uma desaceleração em relação ao crescimento esperado para 2024, que era de 10,5%.

Inadimplência em Ascensão

Além da redução na previsão de crescimento do crédito, a pesquisa da Febraban também aponta para um aumento na taxa de inadimplência. A expectativa é de que a taxa de inadimplência da carteira livre encerre 2025 em 4,7%, em comparação com os 4,5% previstos para 2024. Para o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg, o cenário negativo para a inadimplência em 2025 requer uma análise cuidadosa da situação das famílias e das micro, pequenas e médias empresas diante do novo ciclo de alta dos juros.

A pesquisa da Febraban, realizada a cada 45 dias, reflete as opiniões de 19 bancos e destaca a preocupação com o impacto dos juros elevados na inadimplência no Brasil.

Fonte: Divulgação

Comente

Pequisar