Propostas para revitalizar o transporte público em Teresina
Impactos em até 90 Dias
Especial para o Portal AZ
A mobilidade urbana em Teresina enfrenta desafios consideráveis, e um conjunto de sugestões foi elaborado com o objetivo de modernizar e otimizar o transporte público na cidade. As propostas buscam melhorar o serviço, tornando-o mais acessível, eficiente e integrado.

Embora a implementação completa dessas iniciativas seja um processo contínuo e de médio a longo prazo, é esperado que os primeiros efeitos positivos possam ser sentidos em até 90 dias. Aqui estão algumas das principais ideias sugeridas:
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1. Digitalização do sistema de transporte
Uma das sugestões iniciais é a informatização do transporte público. Através da digitalização, rotas, paradas, horários, motoristas e cobradores seriam registrados em um sistema que permitiria localização em tempo real, com dados detalhados como latitude e longitude. Relatórios diários poderiam monitorar ociosidade, custo, pontualidade e ocorrências operacionais, melhorando o controle e a eficiência do serviço.
2. Auditoria e levantamento de ativos
Uma auditoria ampla em todo o sistema seria importante para mapear garagens, frotas, mão de obra disponível, administração e eventuais dívidas. Esse processo ajudaria a planejar com mais precisão as próximas etapas de melhorias.
3. Análise inteligente da demanda de viagens
O uso de inteligência para mapear a demanda de viagens também está entre as propostas. A criação de um banco de dados que reúna informações de grandes empresas, indústrias, instituições de ensino e órgãos públicos ajudaria a identificar as "bolhas de demanda" — áreas que precisam de uma atenção especial no transporte, como regiões com conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida. A ideia é garantir que, inicialmente, os locais onde o transporte já funciona sejam otimizados, antes de expandir para áreas que enfrentam maiores dificuldades.
4. Revisão de linhas e terminais
Sugere-se uma revisão nas linhas e terminais para otimizar a operação. A equação passageiro/km x custo de operação ajudaria a determinar até onde cada veículo deve circular, trocando longas distâncias por maior frequência de ônibus em pontos-chave. Isso abriria espaço para um sistema complementar com micro-ônibus, vans e até carros de aplicativos, criando uma integração entre diferentes modais sem prejudicar as empresas de ônibus. Os terminais também precisariam ser revistos, para atender às novas demandas sociais e demográficas da cidade.
5. Garagens e frotas
Outro ponto sugerido é a revisão da localização das garagens de ônibus, realocando-as mais próximas às áreas de maior demanda de viagens. As garagens atuais, localizadas em áreas valorizadas, poderiam ser utilizadas pelas empresas para geração de receita, enquanto novas garagens, projetadas com eficiência, poderiam ser criadas em parcerias público-privadas.
6. Planejamento dinâmico
Um sistema de planejamento dinâmico, que ajuste a malha de transporte da cidade a cada sete dias, com base em dados de ociosidade, custos e solicitações de demanda, poderia ser implementado. Esse planejamento permitiria ajustes rápidos, garantindo que a operação atenda às necessidades reais da população de forma mais eficiente.
7. Gestão da bilhetagem pela prefeitura
Uma sugestão importante é a gestão da bilhetagem pelo município, com as empresas de transporte sendo remuneradas de forma estável a cada 48 horas. Um fundo com recursos do município, estado, união e empresas privadas poderia garantir essa estabilidade, com total transparência e acompanhamento pelos órgãos fiscalizadores.
8. Portal da Mobilidade
O desenvolvimento de um portal digital para mobilidade, em formato de website e aplicativo, facilitaria o acesso dos cidadãos às informações sobre transporte. Com essa plataforma, os usuários poderiam salvar suas rotas e horários, contribuindo para a melhoria do sistema como um todo. Além disso, o portal incentivaria o uso de motoristas de aplicativos, mototaxistas e taxistas, criando mais oportunidades para os profissionais locais.
9. Comunicação e ouvidoria eficiente
Uma campanha de comunicação robusta e uma ouvidoria eficiente são essenciais para o sucesso das propostas. Eventos, ações de mídia social e a presença constante nos canais de comunicação ajudariam a engajar a população e captar sugestões, reclamações e elogios para o aperfeiçoamento contínuo do serviço.
10. Valorização dos profissionais
A reciclagem e a valorização de todos os profissionais do sistema também são pontos centrais. Um levantamento completo das condições trabalhistas e financeiras de cada empresa e colaborador ajudaria a promover melhorias no atendimento ao público, criando um ambiente mais profissional e eficiente.
11. Revisão da estrutura tarifária
Por fim, sugere-se uma revisão da estrutura de faturamento e engenharia tarifária. Tarifa por tempo, como passes de 2 horas ou bilhetes semanais e mensais, poderia atrair mais passageiros e reduzir a ociosidade das linhas. Esse tipo de incentivo pode melhorar a relação passageiro/km e aumentar a eficiência do sistema.
Impactos esperados em 90 dias
Embora a implementação de todas essas propostas seja um processo gradual, os primeiros efeitos positivos podem começar a ser sentidos em até 90 dias. Com um foco inicial em soluções de operação mais barata e eficiente, a expectativa é que o transporte público se torne mais acessível, alavancando também a economia local e criando novas oportunidades de trabalho.
Teresina tem a chance de se tornar um exemplo de reorganização da mobilidade urbana no Brasil, mostrando como a colaboração entre setores públicos e privados, aliada a uma gestão inteligente e moderna, pode transformar a vida de uma cidade e sua população.
Fonte: Marcos Pavanelii