Indústria brasileira registra maior crescimento anual desde 2010
Faturamento real do setor de transformação aumenta 5,6% em 2024, impulsionado por consumo e investimento
Em 2024, a indústria de transformação do Brasil alcançou um crescimento de 5,6% no faturamento real, ajustado pela inflação, marcando o maior avanço anual desde 2010. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) por meio da pesquisa Indicadores Industriais.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

De acordo com a CNI, fatores como a redução do desemprego, o aumento dos gastos governamentais e a ampliação do crédito contribuíram para elevar a demanda por bens industrializados, mantendo o consumo e os investimentos em alta.
O número de horas trabalhadas na produção registrou um incremento de 4,2% em relação a 2023. Entretanto, em dezembro, houve uma queda de 1,3%, indicando uma desaceleração no final do ano.
A utilização da capacidade instalada (UCI) diminuiu 0,8 ponto percentual em dezembro, encerrando 2024 em 78,2%, após ajustes sazonais. Na média anual, a UCI apresentou um aumento de 0,6 ponto percentual comparado a 2023.
O mercado de trabalho também refletiu o bom desempenho do setor, com um crescimento de 2,2% no número de postos de trabalho ativos. A massa salarial aumentou 3%, enquanto o rendimento médio dos trabalhadores industriais teve um acréscimo de 0,8%.
Contudo, em dezembro, esses indicadores mostraram estabilidade no emprego, mas registraram quedas de 0,5% tanto na massa salarial quanto no rendimento médio.
A pesquisa Indicadores Industriais é realizada mensalmente desde 1992, em parceria com as federações estaduais da indústria, e abrange mais de 90% do produto industrial brasileiro.
Fonte: Agência Brasil