Teresina é a única capital no Brasil a manter transporte metroviário gratuito
Gratuidade no metrô aumentou demanda em mais de 40%, beneficiando milhares diariamente
Desde janeiro de 2025, Teresina se destaca como a única capital do Brasil a oferecer gratuidade no transporte metroviário. A iniciativa, implementada pelo governador Rafael Fonteles, visa garantir acesso ampliado à população, promovendo maior conforto e eficiência no deslocamento diário. A medida tem se mostrado um sucesso, com a demanda pelo metrô crescendo mais de 40%, superando a marca de 7 mil passageiros diários.

O governador Rafael Fonteles visitou as estações da zona sudeste da capital, na última segunda-feira (10), para acompanhar de perto o fluxo de passageiros e a qualidade do serviço. Durante a visita, ele comentou sobre a importância da tarifa zero:“Hoje conferi in loco como é que está o transporte dos nossos passageiros aqui em Teresina. O conforto, o tempo de espera e a repercussão dessa tarifa zero aqui no metrô, no nosso VLT de Teresina, o primeiro do Brasil a ter tarifa zero”, afirmou.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Atualmente, o sistema opera com 11 estações ao longo de 13,5 km de trilhos, conectando a zona sudeste ao centro da cidade. Os usuários do metrô têm aprovado a nova modalidade de transporte. Rosângela de Carvalho Paz, atendente que utiliza o serviço para ir ao trabalho, destacou a economia e a eficiência do metrô em comparação ao ônibus: “Você passa quase uma hora esperando o ônibus. Aqui é rápido e ainda é de graça. Pagar motorista de aplicativo para ir trabalhar é muito caro. Então, o metrô ajuda muito e pode melhorar muito mais ainda”. Outro passageiro, Max Emanuel Marques, elogiou a gratuidade, que eliminou o custo de R$ 12 em mototáxi, agora podendo ir de graça de casa ao trabalho.

O governo estadual está investindo R$ 527 milhões na ampliação e modernização do Metrô de Teresina, com planos para duplicação das linhas ferroviárias e construção de novas estações. Além disso, três novos VLTs serão adquiridos para atender a demanda crescente. Com essas melhorias, a expectativa é que o número de passageiros transportados diariamente chegue a 50 mil. O Metrô de Teresina opera de segunda a sexta, das 6h40 às 19h, conectando a região do Grande Dirceu (Estação Dirceu II) ao Centro (Estação Alberto Silva).
Fonte: Governo do Piauí