TikTok Shop deve estrear em abril no Brasil; saiba como isso afetará o mercado
Chegada da nova plataforma promete agitar o e-commerce brasileiro e o varejo local
A TikTok Shop, funcionalidade que permite aos usuários vender produtos diretamente na plataforma, deve ser lançada no Brasil em abril de 2025, logo após sua estreia no México. A entrada deste novo player no mercado promete modificar o cenário do e-commerce brasileiro, e já há bancos, como Santander e Itaú, investigando quais empresas podem ser mais ou menos impactadas por essa mudança.

Segundo um relatório do Santander, a experiência do TikTok no México demonstrou abertura para parcerias com empresas estabelecidas e adotou fortes incentivos para vendedores, especialmente em categorias populares como beleza, moda e eletrônicos. Com base nessa tendência, o banco identificou marcas que estão melhor preparadas para a chegada da TikTok Shop, incluindo C&A, Magazine Luiza, Mercado Livre, Natura e Renne*. Em contrapartida, varejistas como Azzas 2154, Guararapes, Grupo SBF e Vulcabras foram considerados menos preparados para essa nova concorrência.
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O Santander prevê que nos primeiros 90 dias de operação no Brasil, a TikTok Shop oferecerá benefícios como dias sem comissões e frete grátis, além de restrições em categorias de produtos como joias e alimentos. O banco também projetou que a plataforma poderá capturar entre 5% a 9% do mercado de e-commerce brasileiro nos próximos três anos, dada a força do TikTok, que conta com 111 milhões de usuários no Brasil, tornando-se o terceiro maior mercado da plataforma no mundo.
O Itaú também reconheceu o potencial da TikTok Shop, apontando que a chegada da ferramenta pode impulsionar as vendas do comércio eletrônico em até R$ 3 bilhões. No entanto, o banco observou que, apesar do sucesso nos Estados Unidos, a integração de grandes marcas tem sido desafiadora, e muitos dos vendedores mais bem-sucedidos são pequenas marcas de nicho que se adaptam à natureza viral e orientada por conteúdo do TikTok. Com a expectativa crescente em torno da plataforma, o mercado brasileiro do e-commerce se prepara para uma nova era de vendas online.
Fonte: CNN Brasil