Carga tributária: Governo geral atinge 32,32% do PIB em 2024

Impostos e arrecadação: análise da carga tributária em 2024 e suas implicações

Por Direto da Redação,

A carga tributária bruta do governo geral no Brasil alcançou 32,32% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, revelando um acréscimo de 2,06 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. Os números foram divulgados pelo Tesouro Nacional.

Detalhes da Arrecadação

De acordo com o Tesouro, o governo central foi responsável por 21,4% da carga tributária em 2024, enquanto os governos estaduais e municipais corresponderam a 8,5% e 2,4%, respectivamente.

No âmbito federal, houve um incremento de 0,81 ponto percentual do PIB na receita proveniente de impostos sobre bens e serviços. Já nos estados, o aumento da carga tributária foi impulsionado principalmente pelo crescimento de 0,46 ponto percentual do PIB no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), motivado pela reoneração do ICMS sobre combustíveis em 2024.

Em relação aos municípios, o acréscimo na carga tributária foi liderado pelo crescimento na arrecadação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que apresentou um aumento de 0,09 ponto percentual do PIB em comparação com 2023.

Projeções e Tendências Econômicas

Diante desse cenário, é perceptível que a maioria dos empreendedores demonstra preocupação em relação ao panorama econômico de 2025, dada a significativa carga tributária e suas possíveis implicações para o setor produtivo e o desenvolvimento do país.

Fonte: Divulgação

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar