Fraudes no INSS afetam indígenas e doentes com descontos indevidos em benefícios
Relatório revela irregularidades em cadastros de beneficiários sem autorização
Um recente relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que fraudes relacionadas a descontos em contracheques de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) afetaram especialmente indígenas que vivem em aldeias, doentes e pessoas com deficiência. Durante uma investigação realizada entre 17 de abril e 4 de julho de 2024, auditores entrevistaram 1.273 beneficiários, dos quais 97,6% afirmaram não ter autorizado os descontos e 95,9% disseram não participar de associações que cobravam tais valores. As irregularidades incluem cadastros em nome de analfabetos e idosos com doenças graves, que não teriam condições de autorizar descontos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

O relatório da CGU destacou que muitos beneficiários relataram a impossibilidade de assinar termos de autorização devido a suas condições, como a falta de locomoção por doença grave ou a analfabetismo. Além disso, as investigações da CGU e da Polícia Federal identificaram que as entidades estavam cobrando valores estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, principalmente de aposentadorias e pensões, através de mensalidades associativas indevidas. Os beneficiários também encontraram dificuldades para identificar os descontos em seus contracheques e para solicitar o cancelamento.
Em resposta às denúncias, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o INSS reconheceu a demora em agir contra essas fraudes, mas que medidas estão sendo tomadas para resolver a situação. Lupi expressou que o governo está comprometido em exonerar funcionários envolvidos e que a situação é dolorosa para a administração. "Demorou? Sim. Mas estamos agindo", declarou, reforçando a seriedade com que o governo trata a questão.
Para os beneficiários que desejam excluir descontos indevidos ou solicitar devolução de valores, o INSS disponibiliza um guia prático. Os aposentados podem acessar o Meu INSS, registrar um novo pedido e seguir as instruções para excluir mensalidades de associações. Além disso, é possível entrar em contato pelo número 0800 ou pelo e-mail [email protected] para solicitar a devolução de valores. As reclamações sobre descontos não autorizados também podem ser registradas diretamente no Portal Consumidor.Gov ou na Ouvidoria do INSS.
Fonte: Correio Braziliense