Lula nomeia novo presidente do INSS após escândalo bilionário de descontos

Gilberto Waller Júnior assume o comando do Instituto em meio a crise e operação da PF e CGU

Por Carlos Sousa,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, nesta quinta-feira (30), o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Gilberto Waller Júnior como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nomeação foi oficializada por meio de ato assinado pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, por determinação de Lula.

Foto: Marcos Oliveira/Agência SenadoGilberto Waller Júnior, o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Gilberto Waller Júnior, o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Waller Júnior substitui Alessandro Stefanutto, que deixou o cargo após vir à tona uma investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que revelou um esquema bilionário de descontos indevidos aplicados sobre os benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas.

A decisão do presidente de nomear diretamente o novo titular do INSS sem consultar o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, provocou desconforto no PDT, partido ao qual Lupi é filiado.

Trajetória no serviço público

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Waller Júnior possui pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ele ingressou no serviço público em 1998 como procurador do próprio INSS. Foi corregedor-geral da autarquia entre 2001 e 2004 e subprocurador-geral de 2007 a 2008. Posteriormente, assumiu funções na CGU, onde atuou como ouvidor-geral (2016–2019) e corregedor-geral da União a partir de 2019.

Esquema bilionário e investigações

A chamada “farra do INSS”, investigada pela PF e CGU, apura irregularidades em descontos associados a mensalidades sindicais aplicadas sobre benefícios previdenciários. A estimativa é de que entidades sindicais tenham cobrado cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

As investigações já resultaram na exoneração de cinco servidores públicos, além da execução de 211 mandados de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens que ultrapassam R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária em 14 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal.

Entre os alvos está o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, cuja diretoria conta com Frei Chico, irmão do presidente Lula, como vice-presidente.

A nomeação de Waller ocorre em um momento de forte pressão política. Parlamentares da oposição já protocolaram pedidos de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o escândalo.

O novo presidente do INSS assume a missão de recuperar a credibilidade da instituição e garantir maior controle sobre os processos de gestão e proteção dos beneficiários da Previdência Social.

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar