Empresas com nomes fortes emocionam consumidores

Estudos revelam padrões de sucesso entre as marcas mais valorizadas do Brasil

Por Carlos Sousa,

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, conquistou o posto de marca mais forte do Brasil em 2024, enquanto o Nubank se tornou a mais valiosa, sendo o primeiro banco totalmente digital a alcançar essa posição. O estudo do grupo WPP, um dos maiores de publicidade do mundo, reforça que as marcas brasileiras que lideram os rankings têm em comum a capacidade de estabelecer conexões emocionais com os usuários e transformar sua presença em parte essencial do cotidiano das pessoas.

Foto: © Syda Productions via Canva.comEmpresas com nomes fortes emocionam consumidores
Empresas com nomes fortes emocionam consumidores

As duas marcas, ambas do setor financeiro, estão diretamente vinculadas às facilidades proporcionadas pela digitalização, destacando como a identidade de uma empresa repercute em sua visibilidade no mercado. Desde as escolhas mais estratégicas até os detalhes técnicos, há diferentes recursos que auxiliam no processo de criação, incluindo o uso de um gerador de nomes para empresas, ferramenta que ganhou espaço entre profissionais atrás de alternativas criativas que refletem a essência e os propósitos comerciais das marcas.

A pesquisa, executada pela Design Bridge and Partners (braço do conglomerado WPP) em parceria com a TM20 Branding, foi embasada em 18 mil entrevistas realizadas com consumidores durante o primeiro semestre, além da avaliação doss dados coletados de 150 empresas listadas em bolsa. 

Consistência é o pilar das marcas duradouras

O estudo conclui que a consistência de marca transcende o alinhamento visual, representando a disciplina de uma empresa em manter a comunicação e o posicionamento em harmonia com seus valores. No intrincado trabalho de branding, as organizações não apenas apresentam sua imagem, mas a exercitam deliberadamente através de iniciativas que exploram cada elemento constitutivo da marca.

Dessa forma, o que sustenta a coerência não é um evento isolado, mas a persistência no emprego de elementos, como tom de voz, elementos gráficos, slogans e a aplicação tangível dos valores corporativos. Essa abordagem, quando bem executada, pode atrair os melhores programas de afiliados, expandindo o alcance da marca por meio de parcerias.

“Adaptabilidade, relevância e autenticidade são mais críticas do que nunca”, define o chairman da Brand Asset Valuator (BAV), David Roth, em entrevista à imprensa. “Marcas que atendem às necessidades do consumidor estarão mais bem posicionadas para prosperar no futuro.”

Como medir as marcas mais amadas

Em meio à acirrada disputa por conexão emocional com consumidores, o iFood conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o posto de marca mais amada pelos brasileiros, segundo a pesquisa “As marcas que conquistaram o Brasil”, conduzida pela Ecglobal. Com 114 pontos no indicador Net Love Score (NLS) – métrica que quantifica o vínculo afetivo entre público e marcas –, o aplicativo de entrega de refeições superou concorrentes de peso no mercado nacional. 

Havaianas aparece logo atrás, assegurando a segunda posição com 109 pontos, enquanto a Coca-Cola completa o pódio com 101,2 pontos. Fechando o quinteto de líderes estão a Uber, que somou 97,6 pontos, e a Nestlé, com 89,4 pontos.

A metodologia NLS investiga três aspectos: vínculos emocionais genuínos, desempenho comparativo dentro do segmento e penetração no mercado brasileiro. Com amostragem de 3.402 entrevistados que cruzam diferentes gerações (X, Y e Z), perfis socioeconômicos, gêneros e localidades, o estudo mapeou marcas em 29 categorias, revelando as chamadas love brands – empresas que ultrapassaram a preferência comercial e construíram relações afetivas, convertidas em fidelização e engajamento de longo prazo.

Para a diretora de marketing do iFood, Ana Gabriela Lopes, o desempenho reflete os esforços da empresa em inovação tecnológica voltada à experiência dos usuários. “Ao longo dos últimos anos, investimos em campanhas, patrocínios e ações que destacam a nossa essência, que é utilizar tecnologia para aproximar clientes, estabelecimentos parceiros e entregadores”, explica Lopes à imprensa.

O que torna uma marca bem-sucedida

Além das relações de quais marcas são mais fortes, valiosas e amadas, há também o ranking das mais bem avaliadas entre os brasileiros. Nestlé, Google e Samsung despontam no topo, segundo o Contextual Brand Success 2024. O estudo, conduzido pela Ipsos, contou com a participação de 2 mil entrevistados e analisou cem empresas de diversos segmentos do mercado nacional.

A pesquisa destrincha 49 atributos organizados em três pilares considerados fundamentais para o êxito das marcas no cenário contemporâneo: expectativa, contexto e empatia. O executivo Rafael Munhoz, líder de pesquisas de entendimento e estratégias de mercado na Ipsos, explica que a nova abordagem entende que, para uma marca ser de fato bem-sucedida, precisa construir memórias e um conhecimento da marca que estejam alinhados com as expectativas dos consumidores. 

Lembrança e reconhecimento das marcas

Outra avaliação – e uma das mais tradicionais, já que tem mais de três décadas na ativa – é a Folha Top of Mind, que revela como empresas consolidam sua presença no imaginário coletivo brasileiro. Para construir o ranking mais recente, o Datafolha percorreu 171 municípios brasileiros. Foram 7.543 entrevistas conduzidas a partir de uma pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”.

A Nike e a Omo se destacaram como as marcas “Top do Top” da edição de 2024. A fabricante de artigos esportivos demonstrou maior força entre o público masculino, com 12% das menções (contra apenas 4% entre mulheres), e entre jovens de 16 a 24 anos, grupo no qual alcançou 20% de lembrança. 

Já a marca de sabão em pó teve maior reconhecimento entre mulheres (7% contra 3% dos homens) e pessoas com mais de 45 anos (8% contra apenas 1% entre jovens de 16 a 24 anos). 

No setor financeiro, o Banco do Brasil liderou a categoria de bancos, enquanto o Nubank se destacou em cartões de crédito – pontos em comum com a pesquisa do grupo WPP.

Fonte: Portal AZ

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