INSS inicia hoje o ressarcimento para beneficiários com descontos indevidos
Aposentados e pensionistas podem solicitar reembolso pelo aplicativo “Meu INSS"
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificaram descontos indevidos em seus contracheques poderão solicitar o ressarcimento de valores a partir desta quarta-feira (14). O serviço de solicitação de reembolso estará disponível no aplicativo “Meu INSS”, facilitando o processo para os beneficiários que se sentirem lesados por cobranças indevidas.

Por meio do aplicativo, os segurados terão acesso a informações sobre qual associação realizou o desconto e o valor cobrado. Os beneficiários poderão consultar esses dados também através da Central de Atendimento 135. Com as informações em mãos, o aposentado deverá verificar se autorizou a cobrança. Caso não tenha dado permissão, o aplicativo encaminhará automaticamente a contestação à associação ou sindicato responsável, informando que a cobrança não é reconhecida.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A entidade que realizou a cobrança terá um prazo de 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização do desconto. Se não conseguir comprovar, terá mais 15 dias para devolver o valor ao INSS. É importante destacar que a quantia não será depositada diretamente na conta dos beneficiários, visando proteger os dados bancários e evitar novas fraudes. O valor será restituído ao INSS, que será responsável por repassá-lo aos aposentados e pensionistas.
Essa iniciativa surge em meio a investigações sobre cobranças indevidas de associações de aposentados, que resultaram em um desvio estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2025. Para facilitar o acesso ao serviço, o aplicativo “Meu INSS” pode ser baixado nas lojas de aplicativos dos celulares e também está disponível para acesso via computador por meio do portal gov.br.
Fonte: CNN Brasil