Governo rastreia ovos de granja contaminada após restrições internacionais

Argentina, China e México suspendem compras de aves brasileiras devido a surtos

Por Dominic Ferreira,

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que os ovos para incubação fornecidos pela granja onde foi registrado um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) já foram rastreados. Esses ovos foram enviados para incubatórios localizados nos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. O vírus foi confirmado em um matrizeiro na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, o que gerou preocupações sobre a segurança sanitária das aves no Brasil.

Foto: Reprodução | jcomp | FreepikGranja responsável por surto de influenza aviária tem ovos para incubação rastreados.
Granja responsável por surto de influenza aviária tem ovos para incubação rastreados.

Em resposta à situação, o Mapa determinou a adoção imediata das medidas de saneamento previstas no plano de contingência para a influenza aviária e a doença de Newcastle. Entre as medidas adotadas, está a destruição dos ovos rastreados, visando mitigar qualquer risco sanitário decorrente do surto. O ministério ressaltou que, até o momento, não há comprovação de que os ovos estejam contaminados com o vírus, assegurando que todas as medidas necessárias para proteger a avicultura nacional estão sendo implementadas.

A situação levou a uma série de restrições internacionais às importações de aves brasileiras. No último sábado (17), o México anunciou a suspensão das importações de ovos férteis e carne de frango do Brasil. Outros países, como Argentina, China, Chile, Uruguai e a União Europeia, também impuseram restrições à compra de carnes de aves brasileiras, embora o México tenha sido o único a embargar especificamente os ovos.

Essas restrições têm um impacto significativo no comércio exterior, pois apenas em abril, as exportações de carne de aves do Brasil para esses seis mercados somaram mais de US$ 230 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão na cotação atual). 

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar