Correios vão atender aposentados lesados por descontos não autorizados

Atendimento começa no dia 30 e será exclusivo para casos de irregularidades no INSS

Por Viviane Setragni,

A partir do próximo dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS que acreditam ter sofrido descontos indevidos em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial nas agências dos Correios. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente do INSS, Giberto Waller.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilCorreios
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O objetivo é atender, principalmente, pessoas sem acesso à internet ou celular, que enfrentam dificuldades para registrar reclamações por meios digitais.

“O atendimento presencial será exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não vão receber esse tipo de solicitação”, explicou Waller. Segundo ele, o INSS possui cerca de 1.570 agências, localizadas em pouco mais de 700 cidades, geralmente maiores e com boa cobertura tecnológica.

A parceria com os Correios visa alcançar municípios menores, onde os aposentados têm menos acesso à tecnologia. Para ser atendido, o segurado deve levar um documento de identificação com foto. Já no caso de idosos acamados ou com dificuldade de locomoção, outra pessoa pode ser atendida com uma procuração simples.

O atendimento permitirá consultar se houve desconto, qual associação fez a cobrança e se houve autorização. O segurado também receberá um protocolo com data e horário, que poderá servir como prova em futuras ações.

“A ideia é que o cidadão saiba exatamente o que houve e, se for o caso, formalize sua manifestação ali mesmo, no balcão. O protocolo vai ajudar muito na apuração”, afirmou o presidente do INSS.

Os outros canais de atendimento continuam disponíveis: o aplicativo Meu INSS, o site oficial do instituto e o número de telefone 135.

Fonte: Agência Brasil

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