Correios vão atender aposentados lesados por descontos não autorizados
Atendimento começa no dia 30 e será exclusivo para casos de irregularidades no INSS
A partir do próximo dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS que acreditam ter sofrido descontos indevidos em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial nas agências dos Correios. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente do INSS, Giberto Waller.

O objetivo é atender, principalmente, pessoas sem acesso à internet ou celular, que enfrentam dificuldades para registrar reclamações por meios digitais.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“O atendimento presencial será exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não vão receber esse tipo de solicitação”, explicou Waller. Segundo ele, o INSS possui cerca de 1.570 agências, localizadas em pouco mais de 700 cidades, geralmente maiores e com boa cobertura tecnológica.
A parceria com os Correios visa alcançar municípios menores, onde os aposentados têm menos acesso à tecnologia. Para ser atendido, o segurado deve levar um documento de identificação com foto. Já no caso de idosos acamados ou com dificuldade de locomoção, outra pessoa pode ser atendida com uma procuração simples.
O atendimento permitirá consultar se houve desconto, qual associação fez a cobrança e se houve autorização. O segurado também receberá um protocolo com data e horário, que poderá servir como prova em futuras ações.
“A ideia é que o cidadão saiba exatamente o que houve e, se for o caso, formalize sua manifestação ali mesmo, no balcão. O protocolo vai ajudar muito na apuração”, afirmou o presidente do INSS.
Os outros canais de atendimento continuam disponíveis: o aplicativo Meu INSS, o site oficial do instituto e o número de telefone 135.
Fonte: Agência Brasil