Dia dos Namorados tem alta de preços em chocolates e joias neste ano
Itens comuns aumentaram em média 8% comparado ao ano passado, diz levantamento
O Dia dos Namorados, comemorado na próxima quinta-feira (12), traz uma realidade de preços mais altos para os presentes tradicionais, segundo levantamento realizado pela CNN com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em maio, os itens mais comumente presentes, como chocolates, joias e perfumes, registraram um aumento médio de 5,03% em comparação ao ano anterior.
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Os chocolates em barra e bombons lideram a lista de aumentos, com um impressionante 18,13%, enquanto as joias e bijuterias tiveram um aumento ainda maior, de 21,25%. Especialistas apontam que esses aumentos são consequência de fatores globais, como a queda na produção de cacau, que impactou o mercado internacional e elevou os preços. Guilherme Dietze, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), explica que o preço do cacau disparou cerca de 180% desde março de 2023 devido à escassez na produção.
Além dos chocolates e joias, outros itens também ficaram mais caros, como perfumes (8,01%), produtos de barba (7,41%) e refeições fora de casa (7%), refletindo um encarecimento geral nos custos de insumos e na valorização do dólar. O aumento nos preços de flores naturais (12,80%) e na hospedagem (11,28%) também contribui para um cenário de presentes mais onerosos neste Dia dos Namorados.
Apesar do aumento nos preços, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o comércio varejista brasileiro deve movimentar R$ 2,75 bilhões neste Dia dos Namorados, com um crescimento esperado de 3,2% em relação ao ano anterior. O setor de vestuário, calçados e acessórios deve liderar as vendas, representando 40% do total, seguido por utilidades domésticas e eletroeletrônicos. Espera-se que os itens de farmácias e cosméticos, apesar do aumento nos preços, também contribuam significativamente para esse montante, com um crescimento de 6,6% nas vendas.
Fonte: CNN Money