Produtos juninos apontam crescimento de 30% do assaí e fortalecem empreendedores
Rede fortalece pequenos negócios ao oferecer variedade, economia e praticidade durante a temporada mais animada do ano
Com a chegada de junho, o cenário nas cidades nordestinas ganha vida com bandeirolas coloridas, roupas com estampas xadrez, chapéus de palha e fogueiras cenográficas que anunciam uma das épocas mais aguardadas do ano. O clima de festa se espalha e, com ele, os sabores típicos também marcam presença: arrumadinho, creme de galinha, Maria Isabel, paçoca, bolo e mingau de milho, pé de moleque, cocada e pipoca recheiam o cardápio junino.

Segundo levantamento do Assaí Atacadista no Piauí, os produtos como flocão de milho (cuscuz), canjica, pipoca e munguzá., registram aumento na procura de cerca de 30%, em relação aos meses anteriores nas lojas da Rede. Para os empreendedores(as) locais, essa movimentação representa mais do que boas vendas: é um impulso para fortalecer seus negócios e manter viva a cultura nordestina.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Nesse período, comerciantes de todos os portes enxergam uma oportunidade valiosa de impulsionar as vendas e fortalecer seus negócios, aproveitando a movimentação intensa nas festas e feiras locais. Quem vive intensamente esse momento é Adriana Pessoa, moradora do Parque Jurema, zona sul de Teresina. Ela comanda o “Arrumadinho da Drica desde 2020 e tem no cardápio o famoso arrumadinho, prato queridinho dos clientes e carro-chefe das vendas. "O arrumadinho sempre foi o mais pedido. É o prato que não pode faltar aqui, principalmente porque além da maria isabel, farofa e creme de galinha, eu incremento com feijão-tropeiro e a salada. Os clientes amam e sempre voltam por causa dele", conta a empreendedora.
Com a chegada das festas juninas, a expectativa de Adriana é que as vendas cresçam ainda mais. O clima de celebração e o aumento na procura por comidas típicas impulsionam o movimento no bar e nas entregas por delivery. "A expectativa agora é vender ainda mais, porque o povo quer festa, quer comida boa e o São João traz tudo isso. Eu me preparo para atender bem e aproveitar esse momento que é tão especial para a gente", afirma.
Adriana sabe que, para dar conta da demanda crescente no São João, é preciso estar sempre abastecida. Por isso, desde a inauguração da primeira loja do Assaí Atacadista em Teresina, em 2017, ela se tornou cliente fiel da rede. Com a unidade localizada próxima de sua casa, a empreendedora vai praticamente todos os dias ao Assaí — e quando não aparece, já escuta dos colaboradores que sentiram sua falta.
"Lá eu encontro de tudo, com qualidade e um preço que cabe no meu bolso. É perto da minha casa, então facilita muito. Tem dia que vou só repor uma coisinha, outros dias saio com o carrinho cheio. E os funcionários já me conhecem, me tratam super bem", comenta Adriana, reforçando o vínculo que construiu com a equipe da loja.
Com operação no atacado e no varejo, o Assaí oferece vantagens que atendem tanto quem compra em grandes volumes quanto os que optam por itens unitários. Essa flexibilidade, combinada a preços acessíveis, variedade de produtos e praticidade, torna a rede uma aliada estratégica para os negócios locais.
As festas juninas têm um impacto significativo na economia do Nordeste e no comércio local. No Piauí, o período movimenta as cidades, gera emprego e estimula o consumo. Por isso, o Assaí se prepara com um mix assertivo de produtos, preços acessíveis, variedade e praticidade, buscando apoiar comerciantes e famílias em um dos momentos mais importantes do ano para o varejo regional.
Fonte: Ícone Comunicação