Feira Estadual da Reforma Agrária em Teresina destaca produtos agroecológicos

Evento movimenta a comercialização de uva, arroz vermelho e mel até esta sexta-feira

Por Dominic Ferreira,

A Feira Estadual da Reforma Agrária, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), está em pleno andamento no Centro Cultural Sucesso, em Teresina, dentro da programação do III Seminário Internacional de Agroecologia. O evento, que começou na quinta-feira (3) e se estende até esta sexta-feira (4), reúne agricultores familiares do Piauí e de outros estados para a comercialização de produtos agroecológicos, como a uva orgânica piauiense, arroz vermelho e mel orgânico.

Foto: Geirlys SilvaMaria de Lourdes Pereira transforma assentamento em São João do Piauí com cultivo de uvas
Maria de Lourdes Pereira transforma assentamento em São João do Piauí com cultivo de uvas

Maria de Lourdes Pereira, a primeira mulher produtora de uva no Piauí, representa a luta e o orgulho das mulheres agricultoras. Vinda do Assentamento Marrecas, em São João do Piauí, ela expressa sua alegria em poder expor e comercializar seus produtos após anos de dificuldades. “Ter a oportunidade de divulgar nosso produto é um orgulho, porque há muito tempo foi negado esse direito. Esses eventos mostram o trabalho da agricultura familiar, que representa mais de 70% do que vai à mesa do povo brasileiro”, afirma Maria.

Ela menciona ainda que, além da uva, seu assentamento produz acerola, que é exportada para a China, contribuindo para a economia local. “Precisamos de visibilidade e incentivo para aumentar nossa atividade, pois isso faz diferença econômica e social para a comunidade”, completa.

Foto: Geirlys SilvaAgricultor Antônio Marcos Macedo apresenta arroz vermelho inédito na Feira Estadual
Agricultor Antônio Marcos Macedo apresenta arroz vermelho inédito na Feira Estadual

O agricultor Antônio Marcos Macedo trouxe para a feira um arroz vermelho, cultivado a partir de sementes crioulas no Assentamento Cristina Alves, em Itapecuru-Mirim, no Maranhão. Ele destaca a importância do evento para valorizar o trabalho dos agricultores e garantir uma melhor renda. “Comercializar aqui é gratificante e nos dá maior valorização. O arroz vermelho é rico em cálcio e nutrientes, diferente do arroz comum”, explica Antônio.

Foto: Geirlys SilvaOK

O mel do Piauí, que possui certificação orgânica, também está presente na feira. O gerente comercial da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), Antônio Carlos Silva, ressalta a importância do trabalho dos apicultores do estado. “Nossa cooperativa exporta desde 2009, e a produção de mel é um aditivo valioso para os apicultores. Temos histórias de pessoas que conseguiram construir suas casas e se estabelecer em suas comunidades graças ao trabalho com o mel”, afirma.

Foto: Geirlys SilvaOK

A Feira Estadual ocorre em conjunto com o III Seminário Internacional de Agroecologia, que reúne acadêmicos, pesquisadores, agricultores e agentes públicos para discutir estratégias para garantir a soberania e segurança alimentar, além de fortalecer movimentos sociais. A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destaca a relevância das discussões sobre agroecologia. “A agroecologia é um eixo transversal do Programa de Valorização da Agricultura Familiar. É um marco histórico que estamos construindo com vários grupos e movimentos sociais”, afirma.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar