Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil, a maior taxa entre países notificados

Nova taxa começa em agosto e pode afetar toda exportação brasileira

Por Viviane Setragni,


A partir de 1º de agosto, o Brasil enfrentará uma tarifa de 50% sobre todas as suas exportações aos Estados Unidos, conforme anunciou nesta quarta-feira (9) o presidente americano Donald Trump. A medida, com forte teor político, foi comunicada em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que Trump critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e acusa o Brasil de atacar a liberdade de expressão nos EUA.

Foto: Reprodução | XDonald Trump.
Donald Trump.

O Brasil recebeu a mais alta tarifa entre os 22 países notificados até agora, superando taxas impostas a nações como África do Sul (30%), Japão (25%) e Tailândia (36%). Segundo Trump, a taxação só será suspensa se empresas brasileiras começarem a produzir dentro dos Estados Unidos. Caso o Brasil reaja com retaliação comercial, ele promete aumentar ainda mais a tarifa.

Trump ainda afirmou que determinou a abertura de uma investigação por práticas comerciais desleais contra o Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio americana — a mesma usada em disputas com a China. Ele acusa o país de impor barreiras injustas e de prejudicar empresas de tecnologia dos EUA.

Apesar das acusações de Trump sobre um suposto déficit comercial com o Brasil, dados do governo brasileiro mostram o contrário: o Brasil acumula sucessivos déficits comerciais com os EUA há 16 anos, somando mais de US$ 90 bilhões.

Em resposta, o presidente Lula repudiou o conteúdo da carta e defendeu a soberania nacional:

“O Brasil é um país soberano com instituições independentes. Não aceitará ser tutelado por ninguém.”

Lula ainda destacou que a Justiça brasileira é a única competente para julgar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e reafirmou que empresas que operam no país, inclusive plataformas digitais, devem obedecer à legislação nacional.

A medida de Trump acompanha críticas ao grupo Brics. Na véspera, ele já havia ameaçado taxar em 10% todos os países membros do bloco, alegando que estariam tentando enfraquecer o dólar no comércio global. Lula respondeu que o Brasil não aceitará intromissões externas e que o bloco defende o multilateralismo.

A nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros tende a afetar diversos setores da economia, especialmente o aço e o alumínio, já fortemente taxados. 

Veja abaixo a lista de países que já receberam os documentos e as taxas anunciadas por Trump até o momento:

Brasil: 50%
Laos: 40%
Myanmar: 40%
Cambodja: 36%
Tailândia: 36%
Bangladesh: 35%
Sérvia: 35%
África do Sul: 30%
Argélia: 30%
Bósnia e Herzegovina: 30%
Iraque: 30%
Líbia: 30%
Sri Lanka: 30%
Indonésia: 32%
Brunei: 25%
Cazaquistão: 25%
Coreia do Sul: 25%
Japão: 25%
Malásia: 25%
Moldávia: 25%
Tunísia: 25%
Filipinas: 20%

Fonte: Portal AZ

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar