Cadastro vai mapear piscicultores em Paulistana durante Feira Diálogos

A ação da SAF busca levantar dados socioeconômicos e de produção para novos programas

Por Carlos Sousa,

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizará, nesta sexta-feira (11), um cadastramento voltado a piscicultores e pescadores do Território Chapada Vale do Itaim, durante a programação da Feira de Serviços do Diálogos pelo Piauí, no município de Paulistana.

Foto: Geirlys Silva / SAFSAF

O cadastro, que funcionará como um censo, tem o objetivo de diagnosticar a realidade da produção local e possibilitar que os criadores participem de políticas públicas do estado, como o programa de distribuição de alevinos. Para se cadastrar, é necessário apresentar documento de identificação e responder, no local, a um questionário.

As perguntas abordam aspectos socioeconômicos — por exemplo, se a propriedade possui água encanada — e dados sobre a produção, como o número e tamanho dos tanques ou viveiros utilizados. Serão contemplados tanto os piscicultores, que produzem peixes em ambientes controlados, quanto pescadores que capturam peixes e outros organismos aquáticos em rios e lagos.

Além do cadastramento, a SAF participará da feira orientando sobre programas como o Crédito Fundiário, Programa de Alimentação Saudável (PAS) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento também contará com a Quitanda da Agricultura Familiar, oferecendo alimentos produzidos na região.

A Feira de Serviços do Diálogos pelo Piauí ocorrerá das 8h às 17h, com pausa entre 12h e 13h, e busca aproximar o poder público das comunidades locais, levando atendimentos, informações e oportunidades de inclusão produtiva.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar