Sine Piauí já intermediou mais de 4 mil vagas de emprego em 2025

Mais de 500 trabalhadores foram efetivados; sistema conta com 175 vagas abertas hoje

Por Dominic Ferreira,

O Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI) já intermediou, até 29 de julho, um total de 4.250 vagas de emprego em 2025. Destas, 2.377 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos e 507 já conquistaram uma colocação efetiva no mercado. Os setores que mais concentraram contratações foram serviços, comércio e construção civil, reforçando o papel do Sine como elo fundamental entre trabalhadores e empresas.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíSine - PI
Sine - PI

Segundo o superintendente do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Emprego, José Barros, além de realizar os encaminhamentos, o Sine também oferta cursos de qualificação profissional. “O objetivo é ampliar as chances dos trabalhadores com capacitação. Assim, quando a empresa oferece uma vaga, podemos direcionar um candidato já preparado”, afirmou. Ele também destacou parcerias com a Agência Francesa de Desenvolvimento e o Banco Mundial, que ajudam a fortalecer a infraestrutura das unidades do sistema.

Atualmente, o Sine conta com 175 vagas disponíveis, sendo 148 só em Teresina. As oportunidades são atualizadas diariamente e podem ser consultadas no site oficial do órgão. Para se candidatar, é necessário realizar um cadastro presencial em um dos postos, apresentando documentos pessoais, certificados e comprovantes de experiência.

A gerente de Intermediação de Mão de Obra do Sine, Marina Nery, destacou que o sistema atua como intermediador, e não como contratante. “As vagas são oferecidas pelas empresas, e nós ajudamos a encontrar o perfil certo. Após o cadastro, o trabalhador já pode visualizar e se candidatar às oportunidades compatíveis”, explicou. O Sine também presta serviços como emissão da Carteira de Trabalho Digital, orientação profissional e habilitação ao seguro-desemprego.

Fonte: Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar