Projeto propõe correção do FGTS pela inflação oficial e juros fixos anuais

Proposta em análise na Câmara prevê atualização pelo IPCA e taxa de 3% ao ano

Por Dominic Ferreira,

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados do Brasil propõe mudanças nas regras de correção dos saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A proposta determina que os depósitos passem a ser atualizados com base na inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), além de manter a capitalização com juros de 3% ao ano.

Foto: Joédson Alves/Agência BrasilFGTS
FGTS

O texto do Projeto de Lei 842/26 altera a legislação atual do FGTS, que hoje utiliza como referência os parâmetros de rendimento da poupança, também acrescidos de juros anuais de 3%. Pela nova proposta, a atualização pela inflação seria obrigatória, independentemente da eventual distribuição de lucros do fundo aos trabalhadores.

Autor do projeto, o deputado Albuquerque (Republicanos-RR) afirma que a iniciativa busca modernizar o fundo e garantir maior proteção ao poder de compra dos trabalhadores. Na justificativa da proposta, o parlamentar destacou que a medida pretende assegurar uma remuneração mais justa aos valores depositados nas contas vinculadas.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que a medida entre em vigor, ainda será necessária a aprovação da Câmara e do Senado Federal do Brasil, além da sanção presidencial.

Fonte: Infomoney

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar