IBC-Br cresce 0,60% em fevereiro e supera projeções do mercado

Indicador do Banco Central aponta avanço mensal da atividade econômica.

Por Redação,

O Banco Central do Brasil informou nesta quinta-feira (16) que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrou alta de 0,60% em fevereiro na comparação com janeiro, considerando dados com ajuste sazonal. O indicador é utilizado como uma prévia do Produto Interno Bruto e veio acima das expectativas do mercado, que projetava crescimento de 0,47%.

Foto: Agência BrasilSede do Banco Central
Sede do Banco Central

Ao excluir o setor agropecuário, o índice apresentou avanço de 0,61%, após crescimento revisado de 0,96% no mês anterior. Já o desempenho da agropecuária foi de alta de 0,23%, revertendo a queda observada em janeiro.

Entre os principais setores da economia, a indústria teve crescimento de 1,18%, enquanto os serviços avançaram 0,29%. O componente de impostos sobre produtos também registrou variação positiva, com alta de 0,75% no período.

Na comparação com fevereiro de 2025, o IBC-Br total apresentou recuo de 0,27% na série sem ajuste sazonal, resultado inferior às projeções do mercado, que esperavam leve alta. No mesmo intervalo, o índice que desconsidera a agropecuária ficou estável.

O desempenho interanual mostrou comportamentos distintos entre os setores. Os serviços cresceram 0,99%, enquanto a indústria recuou 1,30%. Já a agropecuária registrou queda de 1,31%, após resultado positivo no mês anterior. O índice de impostos também apresentou retração na comparação anual.

Fonte: Com informações do Infomoney

Comente

Pequisar