Pesquisa Datafolha mostra que 40% dos brasileiros associam pobreza à preguiça
Maioria ainda atribui desigualdade à falta de oportunidades
A percepção dos brasileiros sobre as causas da pobreza mudou de forma significativa nos últimos quatro anos. Pesquisa Datafolha mostra que 40% da população acredita que a pobreza está relacionada à "preguiça de pessoas que não querem trabalhar", percentual que quase dobrou em comparação com 2022, quando esse índice era de 22%. Apesar do crescimento dessa visão, a maioria dos entrevistados, 58%, ainda atribui a pobreza à falta de oportunidades iguais para ascensão social.
O levantamento revela ainda que este é o maior percentual registrado na série da pesquisa para a associação entre pobreza e falta de disposição para o trabalho. Em contrapartida, a parcela dos brasileiros que aponta a desigualdade de oportunidades como principal causa da pobreza caiu de 76% para 58% no mesmo período. Outros 3% dos entrevistados disseram não saber responder.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Os resultados também variam conforme o perfil dos entrevistados. Entre empresários, 56% relacionam a pobreza à falta de vontade de trabalhar, enquanto entre servidores públicos esse percentual é de 28%. A pesquisa mostra ainda diferenças por faixa etária, renda e preferência política, indicando que a percepção sobre o tema muda conforme o contexto social e econômico dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.004 eleitores de 16 anos ou mais em 139 municípios brasileiros, nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento integra a matriz ideológica do Datafolha, que reúne questões relacionadas a comportamento, economia e temas sociais.
Fonte: Infomoney