Vereador solicita audiência pública para tratar sobre crise na Uespi

Universidade deixa de ofertar 12 mil vagas para o primeiro período de 2023

Por Redação Portal AZ,
Foto: Uespiuespi
Palácio Pirajá Uespi

A Universidade Estadual do Piauí decidiu deixar de ofertar cerca de 12 mil vagas no primeiro período do ano de 2023, em vários meios de ingresso, entre eles o Sisu. O vereador Evandro Hidd (PDT) solicitou uma audiência pública na Câmara de Teresina com o Reitor da Instituição, Evandro Alberto de Sousa para tentar encontrar uma solução para o problema.

De acordo com o vereador pais de alunos o procuraram e ele acionou a audiência na Câmara Municipal. “No último dia 10 de novembro fomos surpreendidos com uma publicação no Diário oficial do Estado, de uma resolução da UESPI cancelando o período 2023.1 da instituição. Ou seja, aqueles alunos que estavam se preparando, não mais poderão concorrer às vagas para este primeiro período, seja pelo SISU ou outros meios de ingresso. Não podemos ver uma geração ser prejudicada pela falta de organização ou planejamento da Instituição. Fomos procurados por um grupo de pais de alunos e vamos entrar nessa luta, para que se possa rever essa decisão”, disse Evandro Hidd.

Crise na UESPI


Foi publicado no Diário Oficial um decreto que cancela o período letivo de 2023.1 da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em virtude da readequação do calendário acadêmico para coincidir com o calendário anual.

Por conta das complicações em decorrência da pandemia e do longo período em que as aulas presenciais estavam suspensas, o calendário da instituição ficou defasado e a medida foi tomada para sanar este problema. O período letivo em vigor hoje é o de 2022.2 que teve início em outubro de 2022 e deve finalizar em fevereiro do próximo ano.

Segundo a administração, o decreto não trás prejuízos aos alunos, pois altera somente a nomenclatura do período.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar