“O jornalismo pode crescer, não apenas sobreviver”, diz Caplan no programa

O encontro é uma parceria da Abert com o ICFJ

Por Redação do Portal AZ,

Com o tema “O Negócio das Mídias Digitais: Presente e Futuro”, o diretor de ensino e aprendizagem na Newmark Graduate School of Journalism da CUNY, de Nova York (EUA), Jeremy Caplan, deu início ao ciclo de encontros do programa Acelerando Negócios Digitais, nesta terça-feira (14).

Foto: AbertJornalista
“O jornalismo pode crescer, não apenas sobreviver”, diz Caplan na abertura do programa

Na sessão que reuniu mais de 500 pessoas, Caplan apresentou motivos para ser otimista em relação ao futuro do jornalismo e aos desafios que o setor pode vir a enfrentar. “Há muita coisa que merece nosso otimismo. O jornalismo pode crescer, não apenas sobreviver”, afirmou o diretor, que mencionou, entre vários pontos, a participação atual da sociedade na construção da notícia e novas estruturas.

Caplan lembrou que as empresas jornalísticas enfrentam situações como a concorrência pela atenção do público, a diminuição do interesse em notícias – fato observado em todo o mundo –, e que muitos evitam se informar. Segundo dados apresentados, 28% dos europeus leem notícias todos os dias, enquanto 20% nunca leem.

Líder do Programa de Criadores de Jornalismo Empreendedor da CUNY, Caplan ainda ressaltou que o jornalismo precisa desenvolver habilidades diferentes, como produtos, engajamento, vendas, iniciativa e valorização de competências importantes para o mercado.

O programa

A primeira fase do programa Acelerando Negócios Digitais, de treinamento de profissionais da imprensa e jornalistas independentes terá duração de dez semanas. A segunda fase será de mentoria dos selecionados, com investimento de até US$ 15 mil para o desenvolvimento de projetos.

O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram.

Próximo encontro

O próximo encontro, sobre “Novas Plataformas e Formatos de Mídias”, acontecerá na terça-feira (21), com Jon Lawrence, supervisor de produção executiva para a AJ+ e líder da redação da plataforma digital da AL Jazeera, focada em millenials.

Lawrence foi editor adjunto da NowThis e chefe do Digital no Channel 4 News. Atualmente, supervisiona a produção diária de notícias e conteúdo em formatos mais longos.

Fonte: Abert

Comente

Pequisar