Estudantes se destacam no Torneio de Robótica estadual e ganham vaga no nacional
Alunos de 17 escolas geridas pela Seduc conquistam medalhas na etapa estadual e se preparam para a competição em São Paulo
Estudantes da Rede Estadual de Ensino mostraram seu talento e criatividade na 3ª edição do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) 2023, realizado em Teresina. Com projetos desenvolvidos durante oficinas escolares, os alunos se destacaram e conquistaram as primeiras colocações, garantindo a classificação para a fase nacional do torneio, que ocorre de 14 a 16 de dezembro em São Paulo.

As equipes, formadas por estudantes de 17 escolas geridas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), competiram com protótipos de robôs em diferentes modalidades. No auditório do Núcleo Antonino Freire – Nufaf/Uespi, a disputa foi acirrada, resultando em diversas conquistas para a rede estadual.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez – Premen Sul, localizado no bairro Monte Castelo, em Teresina, se destacou ao conquistar três medalhas de ouro, garantindo assim sua vaga na etapa nacional. O professor de Matemática, Francisco Ítalo Amaral dos Santos, responsável pelos projetos de robótica no Premen Sul, elogiou o empenho dos alunos. "Esta conquista é resultado de alunos comprometidos e fascinados com a robótica", afirmou.
Outra escola que obteve resultados positivos foi o CETI Acrisio Veras, em Alto Longá. Gabrielly Dutra e Tallyson Kauã conquistaram medalhas de ouro na modalidade Cabo de Guerra e prata na modalidade Futebol de Carro, respectivamente. Gabrielly compartilhou sua experiência, destacando o método inovador de aprendizagem proporcionado pela robótica.
O Torneio Juvenil de Robótica é uma competição presencial e gratuita, com o objetivo de disseminar o conhecimento em robótica e computação. Destinado aos estudantes e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais que participaram de oficinas de robótica, o evento foi organizado pelo Centro Maker do Nufaf/Uespi e pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI.
A Seduc reforça seu apoio ao ensino de Robótica, Eletrônica e Programação nas escolas estaduais. Como parte desse projeto, os professores recebem formação para ministrar oficinas, disciplinas eletivas, e criar projetos na área, com certificação emitida pelo Núcleo de Formação Antonino Freire.
Fonte: Governo do Piauí