Sisu 2024: inscrições se encerram nesta quinta-feira (25)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está ofertando 264 mil vagas distribuídas por todo o Brasil

Por Rayfran Junior,

Termina nesta quinta-feira (25), as inscrições para o Sisu 2024. Os candidatos do programa do Ministério da Educação (MEC) podem realizar as inscrições no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) até às 23:59h de hoje. Ao todo, o Sisu 2024 fornece 264 mil vagas em universidades públicas para os alunos que realizaram o Enem 2023.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência BrasilPrazo para inscrição termina às 23h59 (de Brasília) desta quinta-feira (25)
Prazo para inscrição termina às 23h59 (de Brasília) desta quinta-feira (25)

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com os dados de acesso da conta gov.br. No sistema, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, onde será aprovado na opção que tiver a nota de corte compatível com a nota do candidato. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial em cada curso, que é referente a pontuação do ultimo candidato classificado no total de vagas ofertadas pelo curso. Durante o período de 22 até hoje (25), as notas de corte oscilaram.

Para participar, é necessário que o aluno tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 e não tenha zerado a redação da prova, que aconteceu em novembro do ano passado. Ao todo, estão disponíveis 6 mil opções de curso distribuídos em 127 instituições de ensino superior por todo o Brasil.

Mudanças no Sisu 2024

Neste ano, o Sisu vem com uma novidade na seleção, que ocorrerá apenas uma vez, diferente dos anos anteriores onde eram duas seleções por ano. Além disso, os candidatos inscritos inicialmente competirão por vagas de ampla concorrência e, em seguida, concorrerão às vagas reservadas para cotas, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

Quilombolas terão a oportunidade de concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas, e para a cota socioeconômica, a renda familiar mensal exigida é de até um salário mínimo por pessoa.

Resultado

O resultado será divulgado no de 30 de janeiro, e os aprovados terão até o dia 7 de fevereiro para realizar as inscrições no curso e na universidade escolhida. Nesta mesma data, os candidatos não aprovados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera do curso escolhido, com chance de serem aprovados ao longo do ano.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar