NESP-UFPI abre inscrições para o PET Saúde: Equidade; confira o edital

O projeto visa a integração do SUS com a formação acadêmica na área da saúde

Por Carlos Sousa,

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP-UFPI) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas para participação no Projeto de Educação pelo Trabalho para a Saúde, com foco no PET Saúde: Equidade. Estudantes de diversos cursos da área da saúde podem se candidatar até o dia 12 de abril.

Foto: ReproduçãoUFPI
O projeto, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), busca integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) com as instituições de ensino superior, promovendo a formação de profissionais comprometidos com a igualdade e respeito à diversidade. Serão disponibilizadas 64 vagas, sendo 24 para bolsistas de ampla concorrência e o restante para estudantes Negros, Indígenas, portadores de Deficiências, além de vagas para cadastro reserva.

De acordo com a Coordenadora Geral do PET Saúde: Equidade, professora Waleska Ferreira de Alburquerque, o projeto visa desenvolver competências e habilidades voltadas para a equidade de gênero, sexualidade, etnia e pessoas com deficiências, além de valorizar os trabalhadores do SUS.

As atividades incluirão a identificação de formas de violência no ambiente de trabalho, estratégias de acompanhamento de pacientes gestantes e engajamento em pautas sociais. Os participantes terão contato direto com profissionais da SESAPI, promovendo uma abordagem prática e integrada à realidade do mercado de trabalho.

Os selecionados receberão uma bolsa de R$ 700,00 por até 24 meses, com uma carga horária de 8 horas semanais. As inscrições vão até o dia 12 de abril, com o início das atividades previsto para o dia 2 de maio de 2024.

Confira o edital de inscrição no PET Saúde: Equidade para mais informações sobre o processo seletivo.

Fonte: UFPI

Comente

Pequisar