Resultados da 2ª chamada do Prouni 2024 divulgados nesta sexta-feira
Os pré-selecionados têm até 4 de setembro para entregar a documentação necessária e confirmar a bolsa.
O Ministério da Educação (MEC) irá divulgar nesta sexta-feira (23) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024. Os estudantes interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para verificar se foram contemplados, embora, até as 11h desta sexta-feira, a relação ainda não estivesse disponível.
O Prouni é um programa federal que oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. Em 2024, foram disponibilizadas 651.483 bolsas, e o programa atraiu 910.419 candidatos, gerando mais de 1,8 milhão de inscrições, já que cada participante pode escolher até dois cursos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Documentação e Prazos
Os candidatos que forem pré-selecionados devem comprovar todas as informações fornecidas no ato da inscrição, entregando a documentação necessária presencialmente ou por meio virtual na instituição de ensino para a qual se inscreveram. O prazo para entrega da documentação vai até 4 de setembro. As instituições devem fornecer um comprovante de entrega ao candidato e registrar a aprovação ou reprovação no Sistema Informatizado do Prouni, além de emitir o termo de concessão ou reprovação da bolsa.
Cronograma
Após o período de comprovação, o MEC abrirá a lista de espera para aqueles interessados em obter bolsas de estudo, que estará disponível entre 11 e 12 de setembro. O resultado da lista de espera será divulgado no dia 17 de setembro, e os candidatos selecionados nessa etapa terão até 26 de setembro para entregar a documentação necessária.
O Prouni, criado em 2004, visa beneficiar estudantes sem diploma de nível superior com bolsas de estudo integrais ou parciais. Para ser elegível às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder um salário-mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa, em 2024).
Dúvidas sobre o programa podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-616161, disponibilizado pelo MEC.
Fonte: Agência Brasil