Yduqs debate inclusão e acessibilidade no seminário "O Futuro é Acesso"
O evento virtual conta com especialistas e personalidades discutindo o papel da educação e da diversidade na construção de uma sociedade mais inclusiva.
No dia 9 de outubro, o Instituto Yduqs realizará a 6ª edição do Seminário Lugar de Fala, com o tema “O Futuro é Acessível: Diálogos sobre Inclusão”. O evento, gratuito e aberto ao público, visa promover reflexões sobre acessibilidade e inclusão. A transmissão será ao vivo, das 9h30 às 12h30, pelo canal do Instituto no YouTube, e a programação completa está disponível no site oficial.

O seminário busca destacar o papel da educação na promoção de um futuro mais inclusivo e igualitário, como explica Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs: “A educação é a principal ferramenta para que pessoas com deficiência tenham protagonismo em nossa sociedade. O Seminário Lugar de Fala contribui para a construção de um futuro onde todas as pessoas são valorizadas”.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A programação conta com a participação de especialistas e personalidades de diversas áreas. Entre os destaques estão o psicólogo Cesar Lessa, coordenador de núcleos educacionais de acessibilidade; a paratleta de remo Diana Barcelos, que representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e Paris; e Deivis Picáz, influenciador e Conselheiro do Pacto Global da ONU, que abordará a importância de aceitar as diferenças e promover a diversidade.
Dados recentes revelam a relevância da inclusão no mercado de trabalho. Segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho, em janeiro de 2024 havia pouco mais de 545 mil pessoas com deficiência inseridas formalmente no mercado de trabalho no Brasil. Além disso, a PNAD 2022 mostra que 18,6 milhões de pessoas com deficiência estão sub-representadas no mercado, o que reforça a necessidade de debates e ações para promover a inclusão.
O evento faz parte das iniciativas do Instituto Yduqs em parceria com instituições como Ibmec, Wyden, Estácio e o Instituto de Educação Médica (IDOMED), e está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 16 da ONU, que visa promover sociedades inclusivas e garantir o acesso à justiça.
A programação do seminário inclui a abertura com Eduardo Parente, CEO da Yduqs, e Cláudia Romano, além de debates com profissionais e uma masterclass com Deivis Picáz intitulada "Tá tudo bem ser Diferente", encerrando o evento com uma mensagem de valorização da diversidade.
Serviço:
Data: 9 de outubro
Horário: 9h30 às 12h30
Transmissão: YouTube do Instituto Yduqs
Programação completa: Site do Instituto Yduqs
Fonte: Ascom Instituto Yduqs