Enem 2024 tem queda na abstenção e registra 26,6% de não comparecimento
Ministro Camilo Santana destacou o crescimento nas inscrições e melhorias na logística das provas
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 apresentou uma queda na taxa de abstenção, que passou de 28,1% em 2023 para 26,6% este ano, segundo informações divulgadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (3). O primeiro dia da edição de 2024 do exame contou com provas de linguagens, ciências humanas e uma redação dissertativa-argumentativa, aplicadas em 1.753 municípios do país.
Outro destaque foi o aumento significativo de estudantes da rede pública participando do exame. De acordo com o MEC, 94% dos concluintes do ensino médio de escolas públicas se inscreveram este ano, comparado a 58% em 2023. Em 14 estados, esse índice chegou a 100%, enquanto no Maranhão, foi de 83%, o menor percentual entre os estados do Nordeste.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“O ministério fez um esforço grande para incentivar as inscrições no Enem, e agora estamos vendo uma retomada no número de candidatos, com quase um milhão a mais do que no ano passado”, afirmou Camilo Santana.
As provas foram aplicadas em 10.776 locais, com 90% dos candidatos alocados em até 10 quilômetros de suas residências, medida que, segundo o ministro, facilitou o acesso e reduziu dificuldades de deslocamento. Apesar dos avanços logísticos, o exame registrou 4.999 eliminações por descumprimento de regras, como portar eletrônicos ou sair antes do horário permitido.
Além disso, ocorreram 689 incidentes logísticos, como emergências médicas e quedas temporárias de energia, que poderão garantir aos candidatos afetados o direito à reaplicação das provas, a ser solicitada entre 11 e 15 de novembro.
Fonte: Agência Brasil