1ª Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza é aprovado pela UFPI

Novo programa busca formar docentes e pesquisadores para aprimorar o ensino de ciências

Por Dominic Ferreira,


A Universidade Federal do Piauí (UFPI) acaba de aprovar o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa), o primeiro do tipo no estado, com objetivo de qualificar professores e pesquisadores para promover avanços pedagógicos no ensino de ciências. A proposta foi avaliada e aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no último dia 29 de outubro, com previsão de lançamento de edital para o mestrado em janeiro de 2025.

Foto: Reprodução/UFPICapa
Novo programa busca formar docentes e pesquisadores para aprimorar o ensino de ciências.

De acordo com a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo, o programa responde a uma demanda crescente por qualificação docente na área de ensino, com foco em desenvolver competências inovadoras e uma visão interdisciplinar. "Precisamos expandir o número de programas voltados para a formação de professores e para a disseminação do conhecimento científico na sociedade", destacou a pró-reitora. A aprovação do PPGEnCiNa marca um avanço significativo, colocando o Piauí no mapa nacional de formação acadêmica em ensino de ciências.
O coordenador do novo programa, professor Alan Kardec Carvalho Sarmento, destacou que o PPGEnCiNa é resultado de um trabalho colaborativo de várias frentes acadêmicas da UFPI. A aprovação pela CAPES representa o fim de um longo processo que envolveu debates e aprovação interna antes de ser submetido ao órgão regulador. A iniciativa também teve a participação do professor Rômulo Fontenele, que salientou que a criação do mestrado é uma vitória coletiva, pois apenas o Piauí e o Acre ainda não possuíam programas de mestrado nessa área. A proposta de um curso voltado ao ensino de ciências foi apresentada ao lado de outros estados durante o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC).
O novo mestrado oferecerá 13 vagas e estará dividido em duas linhas de pesquisa: "Epistemologias, divulgação científica e patrimônio socioambiental", que investigará a produção e divulgação de saberes científicos e culturais, e "Formação docente, ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza", dedicada ao aprimoramento de métodos e práticas no ensino de ciências. Com a criação do PPGEnCiNa, a UFPI busca consolidar-se como referência no campo do ensino e contribuir para a popularização do conhecimento científico no Piauí e regiões vizinhas.

Fonte: UFPI

Comente

Pequisar