Doutrina Social e Direitos de Povos Originários e Tradicionais em Teresina

O evento discute desafios e promove escuta ativa das demandas das comunidades no Piauí

Por Carlos Sousa,

Neste sábado (9), Teresina receberá o I Seminário sobre Doutrina Social da Igreja e Direitos dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais, promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Teresina em conjunto com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e outras entidades. O evento será realizado no Auditório Paulo VI, na Avenida Frei Serafim, com o objetivo de aprofundar reflexões sobre os desafios e as violações de direitos enfrentadas pelos povos indígenas e comunidades tradicionais no Piauí, além de discutir soluções concretas para essas questões.

Foto: ReproduçãoEscuta ativa das demandas das comunidades no Piauí

O seminário é aberto ao público e contará com inscrições gratuitas feitas no local. A programação será dividida em dois períodos: das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. São esperados representantes da sociedade civil, autoridades, estudantes, agentes pastorais e membros das comunidades indígenas e tradicionais. “A Igreja Católica, orientada pela mensagem de Jesus Cristo, se compromete com as causas sociais e a defesa dos marginalizados”, afirma o padre Ladislau da Silva, organizador do evento. Ele destaca o papel da Igreja em "reafirmar o compromisso cristão com a justiça social e a dignidade humana."

Escuta ativa das comunidades e propostas de políticas públicas

O presidente da Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos, Dr. Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz, explicou que um dos principais objetivos do seminário será proporcionar uma escuta ativa das demandas dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Durante o evento, representantes desses grupos poderão entregar documentos reivindicatórios a autoridades, fortalecendo a participação na formulação de políticas públicas que atendam suas necessidades. “Queremos construir políticas que realmente representem esses grupos, muitas vezes marginalizados”, pontua Dr. Carlos.

Programação detalhada do evento

O seminário contará com palestras e discussões sobre temas centrais para os povos originários e tradicionais, incluindo:

8h – Abertura do Evento com o Arcebispo Dom Juarez Marques Sousa da Silva e o Vigário Episcopal Padre Tony Batista.

8h30 – Escuta dos povos originários e comunidades tradicionais, com entrega de documentos reivindicatórios.

9h30 – Palestra sobre a Doutrina Social da Igreja e Povos Originários, com o Padre Hélio Garcia.

10h15 – “Territórios Tradicionais e Impactos do Agronegócio e de Grandes Projetos,” com a Professora Carmen Lúcia Silva Lima, da UFPI.

11h15 – Discussão sobre a Convenção 169 da OIT e protocolo de consulta com a Defensora Pública Karla Andrade.

13h30 – Palestra sobre o Marco Temporal e Povos Originários, com a advogada Carolina Dias Hilgert, do CIMI.

14h15 – Assembleia e encaminhamentos dos participantes.

16h – Encerramento.

Fonte: Ícone Comunicação

Comente

Pequisar