Conselho Nacional da Educação aprova novas diretrizes do ensino médio
Mudanças incluem itinerários formativos opcionais e aumento da carga horária para 3 mil horas
O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, na última quinta-feira (7), uma nova resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). As alterações seguem a Lei 14.945, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2024, e pretendem tornar o ensino médio mais atrativo para os jovens, visando reduzir a evasão escolar. A reformulação permite que as escolas ajustem a oferta curricular já em 2025, sendo obrigatória a implementação até o início do ano letivo de 2026.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 200 técnicos de secretarias de educação de todo o país estão em treinamento para desenvolver planos de ação, ajustando os currículos às novas diretrizes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Estrutura e Carga Horária
A nova Política Nacional de Ensino Médio ampliará a carga horária mínima de 2.400 para 3.000 horas, divididas em mil horas para cada ano letivo, com 200 dias de cinco horas de aula por dia. Essa carga será composta por dois blocos: o primeiro, com até 1.800 horas, incluirá disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como língua portuguesa, matemática, ciências da natureza, inglês, história e geografia.
O segundo bloco, por sua vez, será dedicado aos chamados itinerários formativos, que ocuparão, no mínimo, 1.200 horas dos três anos do ensino médio. Essa estrutura permite aos alunos escolher disciplinas opcionais de acordo com seus interesses, fortalecendo o engajamento e a personalização da educação.
Itinerários Formativos e Flexibilidade Curricular
A resolução do CNE institui diretrizes gerais para os itinerários formativos, oferecendo aos estudantes a possibilidade de escolher trilhas de aprofundamento em áreas específicas, como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais, ou até mesmo uma formação técnica e profissional. Com apoio dos professores, os alunos poderão construir um percurso educativo personalizado, em alinhamento com seus projetos de vida e metas pessoais.
As escolas deverão oferecer pelo menos duas opções de itinerários, permitindo uma maior flexibilidade e a valorização de interesses variados dos estudantes. A proposta visa aproximar a educação da realidade e das ambições dos jovens, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e conectado às suas expectativas profissionais e pessoais.
Avaliações: ENEM e SAEB
A atualização do ensino médio inclui mudanças nas avaliações nacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), adequando-os às novas diretrizes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será responsável por revisar ambos os exames, que devem refletir as novas competências e habilidades propostas pela reforma.
Com o intuito de promover uma educação mais relevante e adaptada às realidades dos estudantes, as novas diretrizes para o ensino médio integram conhecimentos essenciais e caminhos de formação variados, alinhando-se ao propósito de fortalecer o papel da escola como um espaço de construção de cidadania e desenvolvimento integral para a juventude brasileira.
Fonte: Agência Brasil