Seduc premia 21 escolas por iniciativas em equidade étnico-racial no Piauí
Evento destaca ações de educação antirracista e anuncia novos projetos inclusivos
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí realizou nesta terça-feira (10) o 2º Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais, promovendo debates, palestras e a celebração de iniciativas inovadoras no âmbito do programa Educar para Respeitar. O evento teve como ponto alto a entrega do Selo Antirracista a 21 escolas estaduais que se destacaram na promoção de práticas inclusivas e no fortalecimento da equidade étnico-racial.
Durante o evento, o secretário Washington Bandeira anunciou três ações importantes para aprofundar o combate ao racismo e fomentar o respeito à diversidade cultural. Entre elas estão a chamada pública para aquisição de livros sobre diversidade, um edital de especialização em Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e o lançamento do programa Educar Mais Cedo para Respeitar, que busca inserir a educação antirracista na primeira infância.
O Selo Antirracista, entregue às 21 escolas, reconhece e valoriza práticas que promovem a igualdade racial, contribuindo para a construção de um ambiente escolar inclusivo e livre de preconceitos. O secretário destacou que o objetivo do programa Educar para Respeitar é transformar as relações sociais no ambiente educacional e impactar positivamente a formação cidadã dos estudantes.
Além das premiações e lançamentos, os participantes tiveram acesso a apresentações de boas práticas realizadas nas escolas, fortalecendo o compartilhamento de experiências e estratégias que poderão ser replicadas em outras unidades da rede estadual.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Com informações Seduc