Transformação digital: Crescimento exponencial em cursos de inteligência artificial

Relatório revela aumento impressionante de matrículas em IA, com destaque para países emer

A demanda por cursos de inteligência artificial está em ascensão, com um aumento de 866% nas matrículas anualmente, conforme apontado em um relatório recente da Coursera. Dentre as habilidades mais procuradas por profissionais, candidatos a empregos e estudantes, a inteligência artificial se destaca como a mais expressiva em crescimento.

Foco em Construir Habilidades Fundamentais

No Brasil, os estudantes estão concentrando seus esforços em adquirir habilidades essenciais para o mercado atual. O relatório anual de Habilidades Profissionais da Coursera ressalta que a inteligência artificial generativa desperta grande interesse, com mais da metade das matrículas provenientes de mercados emergentes como Índia, Colômbia e México, deixando o Brasil em uma posição mais discreta nesse cenário.

Os alunos brasileiros optam por cursos introdutórios, como Conceitos básicos: dados, dados em todos os lugares, Google AI Essentials e Fundamentos do gerenciamento de projetos. A Coursera aponta que o país ainda precisa avançar consideravelmente para explorar plenamente o potencial transformador da inteligência artificial e de outras tecnologias de alta demanda.

Participação Feminina na Inteligência Artificial

O relatório também destaca a participação das mulheres no campo da inteligência artificial. Apenas 28% das matrículas em cursos de inteligência artificial generativa na Coursera são feitas por mulheres.

Paralelamente, a pesquisa revela que 79% das mulheres em atividade profissional estão em ocupações suscetíveis a impactos da inteligência artificial generativa, em comparação com 58% dos homens na mesma situação.

Segundo Marni Baker-Stein, diretora de conteúdo da Coursera, a disparidade de gênero em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) é um problema antigo que agora se torna evidente no âmbito da inteligência artificial. Apenas 22% dos profissionais de inteligência artificial e ciência de dados são mulheres, o que gera obstáculos significativos para a equidade social e para a eficácia tecnológica.

Preferências da Geração Z em Áreas de Estudo

A pesquisa também revela as áreas de estudo mais desejadas pela geração Z, evidenciando a crescente importância da formação em inteligência artificial e áreas correlatas no cenário educacional atual.

Comente

Pequisar