Capes e Uespi promovem intercâmbio para estudantes em Moçambique
Programa Caminhos Amefricanos incentiva igualdade racial e troca cultural com a África
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançou o programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul (edital). A iniciativa oferece uma oportunidade para até 50 estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos vivenciarem um intercâmbio de 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), em Moçambique.
Os interessados devem atender aos seguintes requisitos:
- Estar matriculado em um curso de licenciatura de uma instituição pública de ensino superior;
- Cursar a partir do 5º semestre;
- Ser vinculado a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) ou grupos correlatos.
Antes da viagem, os selecionados deverão concluir um curso online de 40 horas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana. Após o retorno, será exigido um relatório detalhado das atividades realizadas e a produção de um artigo acadêmico, relato de experiência ou a organização de um evento acadêmico relacionado ao programa.
As inscrições estão abertas até às 17h do dia 4 de janeiro de 2024 e devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes).
Acesse aqui para se inscrever: Sistema de Inscrições da CAPES
O Caminhos Amefricanos busca fortalecer os laços históricos e culturais entre o Brasil e Moçambique, promovendo a igualdade racial e o combate ao racismo. A experiência oferece aos participantes a oportunidade de:
- Ampliar conhecimentos acadêmicos e culturais;
- Estabelecer conexões internacionais;
- Utilizar a educação como uma ferramenta de transformação social.
Para mais informações o interessados devem contatar a Coordenação de Relações Internacionais da Uespi pelo e-mail: [email protected].
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Governo do Piauí | Ministério da Educação