MEC lança guias para uso consciente de celulares nas escolas e promove educação

Materiais oferecem orientações sobre desafios e benefícios do uso pedagógico dos dispositivos

Por Dominic Ferreira,

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na sexta-feira (31), dois novos guias que orientam sobre o uso consciente de celulares e tablets no ambiente escolar. Os materiais, disponíveis para download na plataforma MEC RED, são destinados a escolas e redes de ensino de todo o Brasil e têm como objetivo estimular o uso pedagógico desses dispositivos, ao mesmo tempo em que alertam para os prejuízos do uso excessivo.

Foto: Reprodução | EBCCamilo Santana ressalta que proposta visa promover aprendizagem com uso conscientes, não proibir tecnologia.
Camilo Santana ressalta que proposta visa promover aprendizagem com uso conscientes, não proibir tecnologia.

O lançamento ocorre em um momento significativo, marcado pela recente sanção da Lei nº 15.100/2025, que regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos pessoais em todas as etapas da educação básica. A lei proíbe o uso de celulares em aulas, recreios e intervalos, exceto para fins pedagógicos.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a proposta não é proibir completamente o uso dos dispositivos, mas promover o uso consciente, priorizando práticas que favoreçam a aprendizagem.  “Não queremos proibir o uso, mas sim proteger nossas crianças, contribuindo para que a escola seja um ambiente de aprendizagem e interação”, afirmou o ministro durante um webinário transmitido pelo canal do MEC no YouTube.

Os guias destacam que, quando usados de forma planejada e intencional, celulares e tablets podem enriquecer as práticas de ensino, ampliando o acesso à educação e promovendo o desenvolvimento de habilidades digitais e midiáticas.

Os materiais lançados pelo MEC têm enfoques complementares e estão disponíveis para consulta e download gratuito:

- Guia 1: “Conscientização para o uso de celulares na escola: por que precisamos falar sobre isso? Este guia é destinado às escolas e traz estudos que apontam os impactos negativos do uso excessivo de celulares, como a diminuição da aprendizagem, dificuldades no desenvolvimento social e emocional, exposição a conteúdos inadequados e aumento do risco de dependência tecnológica. Ele também apresenta estratégias para fomentar o diálogo entre equipes pedagógicas e estudantes sobre o uso equilibrado dos dispositivos.

- Guia 2: Voltado às redes de ensino, reúne exemplos de escolas públicas e particulares no Brasil e no exterior que implementaram restrições ao uso de celulares, incluindo durante recreios e intervalos. O documento também traz recomendações para integrar os dispositivos ao planejamento pedagógico, destacando o uso da educação digital e midiática como ferramenta para desenvolver o pensamento crítico, ético e cidadão.

Os materiais também abordam os desafios enfrentados pelas escolas, como o impacto da presença constante do celular no ambiente escolar e a necessidade de equilibrar momentos de interação social presencial com o uso de dispositivos.

Por outro lado, os guias ressaltam que, em contextos de desigualdade, a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar o acesso à educação, desde que utilizada com intencionalidade.

Os guias estão disponíveis na plataforma MEC RED, que centraliza recursos educacionais digitais. Interessados podem acessar os documentos diretamente nos links fornecidos pelo MEC. A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Educação em promover práticas pedagógicas e proteger a qualidade de vida dos estudantes, ao mesmo tempo em que prepara as escolas para os desafios da transformação digital.

Fonte: Agência Brasil

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