Governo lança programa para incentivar leitura e escrita na educação infantil

Pro-LEEI visa capacitar educadores e promover práticas pedagógicas focadas na linguagem

Por Redação do Portal AZ,

O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A iniciativa busca implementar ações de formação continuada para ampliar e consolidar os conhecimentos dos profissionais da educação infantil, visando ao planejamento e à execução de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento das crianças nas áreas de linguagem oral, leitura e escrita.

Foto: AbrinqIncentivo à leitura na educação infantil
Incentivo à leitura na educação infantil

O Pro-LEEI enfatiza a importância de experiências significativas, planejadas de forma intencional, que envolvam práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita, além de análise e reflexão. Essas atividades devem considerar as interações e brincadeiras como eixos estruturantes do currículo da educação infantil.

A implementação do programa está estruturada em três eixos principais: Gestão e Governança, Formação de Profissionais da Educação e Reconhecimento e Disseminação de Práticas Inspiradoras. As Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) desempenharão um papel fundamental, atuando como núcleos de formação de educadores e espaços para a formulação de estratégias.

Entre os princípios orientadores do Pro-LEEI estão o fortalecimento do regime de colaboração entre União, estados, municípios, Distrito Federal e Ifes; o reconhecimento das especificidades da educação infantil; e a valorização da diversidade e promoção da equidade educacional, considerando os repertórios culturais de cada região do país.

A portaria que institui o Pro-LEEI foi publicada em 31 de janeiro de 2025 e detalha os objetivos e diretrizes do programa. 

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar