CETI Solange Viana implementa horários de estudo para prova do Saeb 2025
Estratégia visa preparar alunos do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática
O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Sinimbu Viana Area Leão, localizado no bairro Promorar, em Teresina, implementou mais uma estratégia de reforço do ensino de Língua Portuguesa e Matemática, por meio do Horário de Estudos (HE).

A ação pedagógica que visa preparar os alunos para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) integra o Programa Gestão da Aprendizagem 2025, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e já envolve 603 jovens do Ensino Médio.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Na estratégia Horários de Estudos (HE) são dedicados momentos de organização de rotinas de aprendizagem, estratégias de estudo e priorização de habilidades da matriz do SAEB. Os professores atuam como mentores no planejamento de metas individuais e no uso de materiais didáticos alinhados às necessidades diagnósticas dos estudantes.

Segundo a gestora do CETI Solange Viana, Ariadna Cavalcante, “O horário de estudo está previsto na matriz curricular, pois são espaços de tempo para que o aluno realize as atividades repassadas pelos professores durante as aulas. Temos um planejamento que permite ao professor utilizar esses espaços com reforço dos conteúdos para olimpíadas do conhecimento, o Exame Nacional do Ensino Médio e o Saeb".
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que as iniciativas de acompanhamento pedagógico do Programa Gestão da Aprendizagem irão subsidiar as estratégias para que os estudantes tenham uma evolução constante de aprendizagem. “Estamos implementando políticas baseadas em evidências, que garantem a todos os estudantes uma rotina de estudo significativa. O trabalho do Gestão da Aprendizagem junto às escolas busca não apenas melhorar os índices do Saeb, mas fortalecer competências essenciais dos estudantes”, finaliza.
Fonte: Governo do Piauí