Professores da UFPI lançam livro em parceria com pesquisadores internacionais
Obra reúne debates teóricos e metodológicos contemporâneos e será lançada nesta sexta
O livro "História: teorias, metodologias e itinerários contemporâneos", será lançado nesta sexta-feira (4), às 18h, no Espaço Maria Café, em Teresina. A obra, organizada pelos professores Jaislan Honório Monteiro, Teresinha Queiroz e Ronyere Ferreira, reúne contribuições de renomados pesquisadores brasileiros, norte-americanos e europeus, e aborda os principais debates teóricos e metodológicos da historiografia contemporânea.

Publicado pela editora Cancioneiro, o evento de lançamento terá entrada gratuita. Composto por 24 capítulos, o livro explora temas como as perspectivas da escrita da história no século XXI, as relações entre narrativa e verdade histórica, os impactos da era digital e os limites entre história e literatura. Entre os autores estão nomes de destaque como Lynn Hunt, Natalie Zemon Davis, Roger Chartier, François Dosse, Hans Ulrich Gumbrecht e Durval Muniz de Albuquerque Júnior, além de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais, como Elisabeth Roudinesco e Martin Jay.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Os organizadores destacam que a obra é um esforço coletivo para promover o diálogo entre diferentes gerações de historiadores, unidas pelo compromisso com a compreensão do passado e os desafios de suas interpretações. Para Frederico Osanan Amorim Lima, professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e autor de um dos capítulos, o livro “certamente será uma das mais importantes da recente historiografia ocidental”.

O evento de lançamento convida o público a conhecer mais sobre as perspectivas atuais da produção historiográfica e o impacto das novas metodologias e teorias no campo da história.

Com entrada gratuita, o encontro será uma oportunidade para estudantes, professores e interessados na área dialogarem com os organizadores e aprofundarem reflexões sobre os desafios da historiografia contemporânea.
Fonte: Portal AZ