Instituições têm até hoje para confirmar adesão ao Fies com vagas remanescentes
MEC prepara novo edital; alunos interessados devem aguardar regras de inscrição
As instituições privadas de ensino superior têm até esta segunda-feira (7) para confirmar a participação na nova edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), voltada à oferta de vagas remanescentes do primeiro semestre de 2025. A adesão deve ser realizada até as 23h59, exclusivamente pelo módulo “Fies Oferta” do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), mediante acesso com conta no portal Gov.br.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A política pública tem como principal objetivo ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Para confirmar a participação, as mantenedoras precisam ter aderido previamente ao Fies 2025/1 e ao Fundo Garantidor do Fies. No sistema, devem informar detalhes como o curso ofertado, número de vagas, turno, local de oferta e valores das semestralidades. Apenas após esse preenchimento será possível assinar eletronicamente o termo de participação.
Próximas etapas
Após o encerramento do prazo, de 8 a 11 de abril, o MEC abrirá um período para que as instituições possam verificar e, se necessário, corrigir as informações declaradas. Em seguida, será publicado um novo edital com as regras e o cronograma de inscrição dos estudantes para as vagas remanescentes.
Segundo o MEC, as instituições participantes deverão divulgar publicamente sua adesão, com informações detalhadas sobre cursos, turnos, número de vagas e locais de oferta. Essa divulgação deverá ser feita tanto nos sites das instituições quanto em locais de grande circulação de estudantes.
Sobre as vagas remanescentes
As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas nas etapas regulares de seleção do Fies. Na edição do primeiro semestre de 2025, foram ofertadas 67.301 vagas, com mais de 493 mil inscrições realizadas por 198.579 candidatos — cada um podendo escolher até três cursos diferentes.
Neste novo processo, as vagas restantes serão destinadas exclusivamente a estudantes já matriculados no curso, turno e local de oferta correspondentes. O edital com os critérios para esses candidatos será divulgado em breve.
O MEC aguarda, até o fim do dia, os dados das instituições para concluir a preparação do processo seletivo complementar.
Fonte: Gov.br