Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025 termina nesta sexta-feira

A solicitação deve ser feita online por estudantes de escola pública e pessoas de baixa renda

Por Carlos Sousa,

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina às 23h59 desta sexta-feira (2), no horário de Brasília. A solicitação deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante, com login na conta Gov.br.

Foto: Reprodução/INEPENEM 2025

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame, o mesmo prazo também é válido para os participantes do Enem 2024 que obtiveram gratuidade, mas não compareceram aos dias de prova. Nesse caso, é necessário justificar a ausência para tentar garantir a isenção novamente.

Quem tem direito à isenção

A isenção da taxa é prevista para:

  • Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio, em escolas públicas;
  • Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Participantes do programa Pé-de-Meia.

Para quem precisa justificar ausência no Enem 2024, o Inep considera motivos como assalto, acidente, internação médica, luto por morte na família, trabalho ou atividade escolar, entre outros. A justificativa deve abranger os dias de prova regular (3 ou 10 de novembro de 2024) ou de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024), com documentação comprobatória.

Resultado e cronograma

O resultado preliminar da solicitação de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. Candidatos com pedidos negados poderão apresentar recurso entre 12 e 16 de maio. O resultado final será publicado no dia 22 de maio.

Mesmo após ter a isenção concedida, o participante deverá realizar a inscrição no Enem 2025 dentro do prazo previsto no edital oficial, que ainda será divulgado. Aqueles que não forem contemplados com a isenção terão de pagar o valor da taxa para garantir participação — em 2024, o valor foi de R$ 85.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar