TCE-PI e USP firmam parceria para aprimorar políticas educacionais no Piauí
A ação será inicialmente implementada em quatro municípios: Oeiras, São Raimundo Nonato, Domingos Mourão e Corrente
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver pesquisas voltadas à avaliação e ao aprimoramento de políticas públicas educacionais em municípios piauienses. O convênio foi assinado na quarta-feira (30) e envolve o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

A parceria une o conhecimento acadêmico da universidade à prática de controle externo exercida pelo TCE-PI, com o objetivo de fortalecer a qualidade dos serviços públicos na área da educação. O documento foi assinado pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, e pela professora Roseli de Deus Lopes, diretora do IEA. Também participaram da cerimônia o diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, Gilson Araújo, e professores da USP que atuarão no projeto.
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A ação será inicialmente implementada em quatro municípios: Oeiras, São Raimundo Nonato, Domingos Mourão e Corrente. As cidades foram selecionadas com base em experiências educacionais relevantes e diversidade territorial, fatores que possibilitam uma análise mais ampla e contextualizada.
O projeto envolve áreas como educação e formação docente, avaliação de políticas públicas, gestão e planejamento educacional, governança pública, inovação institucional e desenvolvimento territorial. A expectativa é que os resultados contribuam diretamente para a melhoria da educação básica nas cidades envolvidas, além de gerar conhecimento acadêmico com potencial de replicação em outras localidades do Piauí e da região Nordeste.
Entre os resultados esperados estão a produção de análises qualificadas sobre as políticas educacionais locais, valorização de práticas pedagógicas bem-sucedidas, apoio técnico à fiscalização do TCE-PI, publicações científicas e relatórios com dados e recomendações voltadas à melhoria da oferta educacional no estado.
Fonte: Leonor Calasans/IEA-USP