Como otimizar o tempo de estudos para a prova do Enare?

Confira dicas de como se preparar melhor para o exame de residência

Por Carlos Sousa,

Popularmente conhecido como “Enem da residência médica”, o Enare (Exame Nacional de Residência) é a principal prova para os estudantes de medicina e médicos já formados ingressarem em alguma residência. O processo é bem semelhante ao de um vestibular padrão, consistindo em uma única prova que pode render oportunidades em instituições públicas e privadas, de acordo com a pontuação do concorrente.

Foto: FG Trade Latin/iStockPreparativo Enare
Preparativo Enare


Hoje, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) foi unificado ao Enare, funcionando como a mesma prova. Sendo assim, todos os estudantes que estiverem concluindo o curso de medicina podem usar o resultado para garantir uma residência na área desejada. Aqueles já formados também podem se inscrever normalmente.
As inscrições para quem está se formando devem abrir até junho, enquanto os demais poderão se inscrever a partir de julho – as datas oficiais ainda não foram divulgadas. Enquanto isso, a preparação para a prova é fundamental. Confira algumas dicas de como otimizar o tempo dos estudos e do teste.
Estudos
O conteúdo da prova do Enare é dividido por especialidades médicas, funcionando como um compilado geral dos principais pontos estudados na graduação. O material é extenso – afinal, são seis anos de curso –, por isso o ideal é que a preparação para a prova comece com vários meses de antecedência.
Para aqueles que desejam direcionar melhor seus estudos, é sempre válido pesquisar as provas antigas e apurar quais assuntos costumam cair com mais frequência. Esses testes costumam seguir um padrão, então, a partir disso, torna-se possível prever o que vai cair e focar nas matérias que terão mais peso na avaliação.
Encontrar tempo para estudar e revisar o conteúdo em meio a uma rotina corrida pode ser difícil, mas procure manter uma certa frequência nos estudos. É a recorrência que ajuda a manter os assuntos frescos na memória.
Prova
A prova do Enare tem duração de quatro horas e um total de 100 questões de múltipla escolha. Para otimizar o tempo e evitar ficar com o prazo apertado no fim do período, é sempre recomendado iniciar pelas matérias que se tem mais facilidade. Assim como no Enem, essas questões são divididas em grupos formados pelas diferentes especialidades.
Não tenha medo de reler um enunciado mais de uma vez para total compreensão, e, caso trave em alguma questão, pule para a próxima. São nessas perguntas mais difíceis que muitos candidatos perdem um tempo valioso, então procure eliminar as mais fáceis o quanto antes. Lembre-se de reservar um tempo para o gabarito.
Para mais informações sobre as instituições participantes e os critérios de avaliação, é só buscar por “edital Enare 2025”. Lá, é possível ficar a par de tudo a respeito da prova, o que também garante uma preparação melhor.  

Fonte: Blog MedCof

Comente

Pequisar