Silvio Mendes confirma novas convocações do concurso da Semec conforme a demanda
O prefeito afirma que nomeações ocorrerão de forma gradual, respeitando limites orçamentários e necessidade da rede municipal de ensino
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), confirmou nesta segunda-feira (7) que novos chamamentos de aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semec) ocorrerão de forma gradual, conforme a necessidade da rede de ensino e dentro dos limites orçamentários da Prefeitura.

A declaração foi feita após o gestor receber um grupo de manifestantes, composto por candidatos aprovados no concurso regido pelo Edital nº 01/2024, cuja validade foi recentemente prorrogada por mais um ano. Em resposta à mobilização, o prefeito se comprometeu a realizar uma reunião com a comissão dos concursados na próxima semana, com o objetivo de aprofundar o diálogo sobre as futuras nomeações.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“Os concursados, já que foi prorrogado o concurso semana passada, vão continuar sendo chamados de acordo com a necessidade. Vai precisando, vai fazendo dentro da possibilidade de pagamento”, afirmou o prefeito.
Silvio Mendes também reconheceu a ansiedade dos aprovados, mas explicou que há planejamento em andamento, com cautela para respeitar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo ele, a prorrogação do concurso foi uma forma de garantir o direito dos aprovados, embora isso limite novas oportunidades a quem ainda não havia cumprido os pré-requisitos.
“É compreensível que muitos professores estejam ansiosos, mas a prorrogação também tem implicações. Impede que outras pessoas possam participar. Por isso, o planejamento precisa ser bem feito, com equilíbrio e oportunidade para todos”, ponderou.
Impacto orçamentário
O prefeito também destacou que a folha de pagamento da Prefeitura tem sido fortemente impactada pelos setores da saúde e da educação, especialmente em razão de reajustes e progressões funcionais concedidos recentemente aos profissionais da Semec.
“A folha subiu, principalmente pela educação e pela saúde. Só a educação teve reajuste este ano, teve progressões funcionais. Por quê? Porque há um recurso exclusivo, que é o Fundeb. Então foi usado”, justificou.
Próximos passos
A expectativa é que, na reunião marcada com a comissão de aprovados, sejam definidos critérios e cronograma de convocações, alinhados às possibilidades financeiras do município. A gestão municipal reafirma que a intenção é nomear mais servidores, desde que dentro da legalidade e do equilíbrio fiscal.
Fonte: PMT/Semec