Nasa encontra opala em Marte; pedra preciosa existe apenas no Piauí e Austrália
Na Terra, a opala só existe na Austrália e em Pedro II, no Piauí
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa) encontrou opalas em Marte. A pedra preciosa só existe em sua forma pura em dois pontos da Terra, na Austrália e no Piauí. A agência espacial alcançou a descoberta através do robô Curiosity, que está no planeta coletando amostras para estudos desde 2012.

A pedra é importante porque sua composição, formada majoritariamente por água, permite que um processo de moeção e aquecimento retire a água contida no mineral. Desta forma, as opalas de Marte podem ajudar a obter uma fonte de água no planeta vermelho.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Aqui na Terra a Opala impressiona pela beleza, a sua formação com moléculas de água cria uma combinação de cores encantadoras e permite a fabricação de jóias para os mais diversos adereços.
No Piauí ela não fornece água, mas, a atividade de fabricação de jóias ganhou força na cidade de Pedro II, há 206 km de Teresina, município onde é encontrada a pedra preciosa. A pedra se tornou símbolo do Piauí e enfeita pingentes no formato do estado que correm mundo afora nos pescoços de visitantes que passam pelo Piauí e não resistem à beleza dos mosaicos no mineral.
A economia do município é fortemente impactada pelo comércio das opalas, que são facilmente encontradas em muitos estabelecimentos e nos principais pontos turísticos da cidade. Os artesãos produzem peças, inclusive autorais, que ficam em exposição para os turistas. O azul dos mosaicos impulsionou o comércio da cidade que também abriga o Festival de Inverno, um dos principais eventos culturais do estado.
As opalas em Marte ainda serão estudadas para conferir a viabilidade de extrair água em quantidades utilizáveis e com um método viável, mas no Piauí elas já tem a função de espalhar a beleza das raras pedras que viraram símbolo do estado.
Fonte: Portal AZ