Cometa que vai passar perto da terra será visível a partir de fevereiro

A última vez que o cometa ficou visível na terra foi há 50 mil anos

Por Redação portal AZ,

O cometa C/2022 E3 vai passar “perto” da terra. Em seu momento de maior aproximação ele ficará visível no hemisfério sul. A partir do início de fevereiro o cometa poderá ser observado, inclusive no Brasil.

Foto: PixabayA última vez que o cometa passou pela terra foi há 50 mil anos
A última vez que o cometa passou pela terra foi há 50 mil anos

O cometa foi detectado pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF) em março de 2022, quando passava pela órbita de Júpiter. A observação foi feita por meio do telescópio Samuel-Oschin, no Observatório Palomar, na Califórnia (EUA).

Segundo o Observatório Nacional, o ponto de maior aproximação desse cometa “relativamente pequeno” - cerca de 1 km de diâmetro - com a Terra será em 1º de fevereiro.

Da última vez que o C/2022 E3 ficou visível, a Terra ainda era habitada pelos neandertais, conforme disse o astrônomo Filipe Monteiro, tendo por base o período orbital desse corpo celeste que, acredita-se, tem como origem a Nuvem de Oort – uma das regiões mais distantes do nosso sistema solar.
Como observar

A observação começará a ser facilitada nos primeiros dias de fevereiro, com o passar dos dias, o cometa será visto mais alto no céu e com mais tempo de visibilidade. Em sua aproximação máxima, o corpo celeste estará a cerca de 42 milhões de quilômetros da Terra.

O cometa poderá ser visto a olho nu apenas se as condições do céu forem bastante favoráveis, ou seja, com o céu escuro, sem Lua, e sem poluição luminosa. Esse poderá ser o primeiro cometa do ano visto a olho nu, e o primeiro após o cometa Neowise, que apareceu em 2020.

Para observadores iniciantes a data ideal é o dia 10 de fevereiro, entre 19h e 21h, quando o cometa irá se encontrar muito próximo do planeta Marte.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar