Deep Fake que uniu Elis Regina e a filha Maria Rita em comercial divide opiniões

O comercial comemorativo de 70 anos da Volkswagen reviveu a cantora para um dueto com a filha

Por Redação do Portal AZ,

Um comercial da Volkswagen dividiu opiniões ao utilizar uma técnica com uso de inteligência artificial chamada de “Deep Fake” para unir a cantora Elis Regina, morta há 41 anos, e sua filha Maria Rita em um dueto. A campanha foi lançada nessa terça-feira (04), e gerou comentários na web.

Veja a campanha que 'reviveu' Elis Regina:

A peça publicitária foi criada pela agência AlmapBBDO, sediada em São Paulo, que recebeu prêmios neste ano no Festival de Cannes, em parceria com a produtora Boiler Filmes. Para dar vida novamente a Elis, uma atriz foi gravada interpretando-a. Posteriormente, as imagens do rosto da atriz foram substituídas por uma recriação digital da cantora, utilizando tecnologia de reconhecimento facial conhecida como "deep fake".

Na web as opiniões variaram de pessoas emocionadas que aprovaram a homenagem inovadora até aqueles que acharam o comercial de mau gosto por utilizar a imagem de Elis, morta há 41 anos, para vender carros. Outros observaram a estranheza de reviver a cantora em um comercial 'feliz e comemorativo' utilizando uma de suas canções mais conhecidas por criticar o período da ditadura. A peça teve aprovação de todos os filhos de Elis.

Deep Fake

A técnica conhecida como Deepfake, impulsionada pela inteligência artificial, tem sido amplamente utilizada para manipular rostos e vozes em fotos e vídeos. Com o auxílio de aplicativos específicos, é possível modificar conteúdos audiovisuais autênticos e torná-los convincentes, mas para isso, é necessário dispor de um banco de dados com imagens e áudios da pessoa que se deseja reproduzir.

No entanto, o uso criminoso dessa ferramenta tem preocupado especialistas. Um dos exemplos alarmantes é a criação de vídeos pornográficos nos quais são sobrepostos rostos de outras pessoas. Essa prática também é utilizada por pedófilos, que se aproveitam da semelhança com celebridades ou personagens conhecidos para induzir crianças a produzir material de nudez.

Fonte: Com informações do G1

Comente

Pequisar