Acervo digital reúne obra da pioneira do jornalismo ambiental no Brasil

Por quarenta anos, destacou-se nacional e internacionalmente escrevendo sobre ciência, agricultura e meio ambiente

Por Carlos Calebe,

Site disponibiliza acesso gratuito a mais de 40 anos de reportagens, blogs, entrevistas, livros, cartilhas educativas, campanhas empresariais e outros materiais produzidos pela premiada jornalista, falecida em 23 de julho de 2021 aos 63 anos.

Foto: Divulgação/Liana JohnLiana John


Liana John foi jornalista, escritora e fotógrafa, fundadora da Camirim Editorial. Pioneira em jornalismo ambiental no Brasil, escreveu e editou mais de 30 livros e 1.200 artigos ao longo de sua carreira. Muito premiada, destacou-se nacional e internacionalmente escrevendo sobre ciência, agricultura e meio ambiente por quatro décadas em veículos como Planeta Sustentável, O Estado de São Paulo, Veja, Terra da Gente, Horizonte Geográfico, Ciência Pantanal, National Geographic e outras.
 
Foi uma das criadoras e editora executiva da revista Terra da Gente durante seis anos (2004-2010). Antes disso, durante 15 anos, respondeu pela editoria de Ciência e Meio Ambiente da Agência Estado (1988-2003), liderando a cobertura da Rio 92, além de participar de diversos programas na TV Cultura e na rádio Eldorado. Recebeu cinco vezes o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica, incluindo um primeiro lugar na categoria TV pelo documentário Bioconexões. Recebeu também o Biodiversity Reporting Award: Latin American (2009), da Conservation International.
 

Fonte: https://lianajohn.com.br/

Comente

Pequisar